Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMatsumoto, Flavio Massaopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorMoraes, Eduardo Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T19:40:37Z
dc.date.available2022-11-10T19:40:37Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/4022
dc.descriptionOrientador: Flávio Massao Matsumotopt_BR
dc.descriptionInclui anexospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo, desenvolvido no campo de pesquisas da relaçao entre educaçao e trabalho, foi realizado com operários da construçao civil durante os anos de 2005 e 2006, em Curitiba, Paraná. Verificou as relaçoes entre os tipos de formaçao, compreendendo escolarizaçao e qualificaçao profissional, e sua relaçao com os processos produtivos e a inserçao dos trabalhadores no mundo do trabalho. Investigou as dimensoes político-pedagógicas que orientaram o processo formativo dos referidos trabalhadores. O estudo toma como pressuposto, por hipótese, uma relaçao existente entre o grau de escolarizaçao e qualificaçao destes trabalhadores e seu nível de alienaçao política. Utiliza como pressupostos teórico-metodológicos na realizaçao do estudo procedimentos de investigaçao qualitativos, pautados por uma pesquisa empírica, com uma relaçao dialética entre a construçao dos instrumentos de pesquisa e a caracterizaçao dos trabalhadores enquanto sujeitos históricos investigados. A pesquisa de campo buscou investigar a realidade específica dos processos produtivos na indústria da construçao civil, no contexto da totalidade histórica das contradiçoes inerentes r crise do trabalho abstrato na atualidade. No procedimento de análise da pesquisa sao contempladas as categorias teóricas e de conteúdo trabalho, educaçao, qualificaçao, remuneraçao e salário. As dificuldades encontradas para construçao dos instrumentos teórico-metodológica do objeto foram abordadas, uma vez que instrumentos nesta área sao escassos em virtude de uma relativamente baixa preocupaçao academica apurada quanto ao objeto pesquisado, o que, por hipótese, talvez se de em virtude deste ser possivelmente o setor mais precarizado do trabalho industrial. A realizaçao do estudo trouxe contribuiçoes teóricas na medida em que ajudou a esclarecer as contradiçoes do trabalho operário na forma como ele se dá na construçao civil. Demonstrou uma correlaçao entre escolarizaçao e compreensao do conteúdo e valor do trabalho realizado e, principalmente, revelou a percepçao que os trabalhadores tem de si e dos processos de trabalho que desenvolvem. Palavras-chave: formaçao profissional; construçao civil; internalizaçao ivpt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research, developed in the area of work and education relations, was done with civil construction workers, between the years 2005 and 2006, in Curitiba, Brazil. It verified the relations between the different kinds of formation, involving formal education level and professional qualification, its relations with the productive processes and their insertion in the labor world. It was researched the politic-pedagogical dimension that oriented the formation process of the referred workers. The research takes, as hypothesis, an existent relation between the education level of these workers and their political alienation level. It uses, as theoretic-methodological base, qualitative research procedures, guided by an empirical collected data, with a dialectical relation between the researching tools construction and the workers characterization as investigated historical subjects. The empirical research tried to investigate the specific reality of the civil construction industry productive processes, in the historical totality of the abstract work crisis contradiction context. In the analysis procedures are contemplated the basic theoretical and content categories, surrounding the concepts of work, education, qualification, payments and salary. The difficulties founded in the theoreticmethodological tools construction for the object analysis was regarded, once analytical tools in this area are rare, due a relatively low academic interest in this object, maybe because this is probably the most precarious industrial work. The realization of this study brings theoretic contributions, once it helped to clarify the contradictions of the work as it is on the civil construction. It demonstrated a correlation between education level and work content and value comprehension, and, mainly, it shown the themselves workers perception and their developed work perception.pt_BR
dc.format.extent90 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação e empregopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO valor social do trabalho e da formação humana : a dimensão político-pedagógica do exercício profissional na construção civilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples