Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Artur, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorBortolon, Flavia Jakemiu Araujo, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-10T19:08:28Z
dc.date.available2021-02-10T19:08:28Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39875
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Artur Freitaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 26/06/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências: f.100-106pt_BR
dc.description.abstractResumo: A dissertação de mestrado debate as questões dos limites do corpo conforme proposto pela artista plástica brasileira Lygia Clark, por meio de suas obras sensoriais (1965/1969). Para tal fim, foi realizada uma pesquisa documental em textos de críticos de arte, jornais e cartas da artista, durante o período de sua produção até exposições mais recentes. Como forma de analise dividiu-se as obras em três categorias de caráter individuais, coletivas e espaciais. Em 1964, com a tomada do Governo pelos Militares a sociedade brasileira entrou em um momento histórico de restrições e punições severas. Nesse período de cerceamento da liberdade de expressão no Brasil, vários artistas questionaram qual deveria ser a função da arte dentro daquela configuração sociopolítica ditatorial, que problematizava as aspirações de uma possível revolução socialista presente no imaginário de alguns artistas e intelectuais. Somando-se à nova ordem política que se apresentava, outras questões surgidas fora do Brasil eram acrescidas às opiniões que vieram a influenciar as representações e ações intelectuais e artísticas. O corpo passou a fazer parte da obra, possibilitando o questionamento das sensações que são impostas por instrumentos (objetos sensoriais) e por espaços onde se inserem. A obra desses artistas passou a questionar não somente o que é arte, mas também o local onde essas peças podiam ser apresentadas. Leitora do filósofo Merleau-Ponty, Clark propunha experiências fenomenológicas, participativas, que não deixavam o espectador passivo perante os movimentos do objeto e do corpo. Assim, Lygia Clark posicionou-se de quatro formas gerais diante dos limites, sensoriais e éticos do corpo, (1) a relação física e psicológica do corpo individual do participante com objetos sensíveis, ditos sensoriais, (2) a correlação voluntária e dialógica entre corpos distintos de participantes, (3) a interação entre corpo e obra por meio da problematização ou mesmo da inversão de performances generificadas e, por fim, (4) a expansão do entendimento de corporeidade em direção à noção de casa e instalação. Palavras-chave: Lygia Clark; limites corporais; individuais e coletivas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation discusses the perception of the body limitations suggested by the Brazilian artist Lygia Clark, through her sensorial works (1965/1969). To do so, it was held a documentary research in art critics texts, as well as an investigation through newspapers and letters from the artist from the period of its production until more recent exhibitions. For the analysis proposed, the work from the artist were divided into three categories: individual, collective and space. In 1964, with the takeover of government by the military forces, Brazilian society entered a historic moment of restrictions and severe punishment. This period of restrict freedom of expression, made various artists questioned what should be the function of art within that dictatorial sociopolitical configuration, and to problematize about the aspirations of a possible socialist revolution present in the imagination of some artists and intellectuals. Adding to the new political order, other issues arising out of Brazil were added to the opinions that were to influence the representations, intellectual and artistic actions. The body became a part of the work, bringing the sensations that were imposed by instruments (sense objects) and areas where they were inserted. The work of these artists began to question, not only what art is, but also where these art pieces could be exhibited to the public. Reader of the philosopher Merleau-Ponty, Clark proposed phenomenological, participatory experiences, which did not allowed a passive spectator before the subject's movements and body. Thus, Lygia Clark stood before the limits, sensory and ethical body, (1) the physical and psychological relationship of the individual participant's body with sensitive objects, said sensory, (2) the voluntary and dialogical correlation between different bodies of participants (3) and the interaction between the body and project through the problematic or even reverse gendered performances and, finally, (4) the expanding toward embodiment understanding the concept of home and installation. Keywords: Lygia Clark ; bodily limits; individual and collectivept_BR
dc.format.extent106 f : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectClark, Lygia, 1920-1988pt_BR
dc.subjectHistoria da artept_BR
dc.subjectArte moderna - Séc. XX - Brasilpt_BR
dc.subjectCorpo - Percepção - Escultura modernapt_BR
dc.titleA nostalgia do corpo : a construção do corpo na obra de Lygia Clarkpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples