• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Legibilidade de fontes tipográficas em meios digitais : um estudo com crianças em fase de alfabetização

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - WALESKA CHAGAS SIECZKOWSKI PACHECO.pdf (10.93Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Pacheco, Waleska Chagas Sieczkowski
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa de mestrado propõe-se a estudar as fontes tipográficas utilizadas nos meios digitais, para crianças em fase de alfabetização. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver diretrizes para a escolha e uso de fontes tipográficas em materiais educacionais em meios supracitados voltados às crianças em alfabetização. O estudo deu-se a partir da revisão bibliográfica, verificando os estudos de design na área legibilidade e tipográfica impressa comparando-os com os meios digitais. Assim conseguiu-se delimitar diretrizes referenciais para desenvolvimentos de novos projetos. A validação se deu através de teste de legibilidade aplicado ao público alvo e entrevistas com grupo de especialistas da área de alfabetização. Palavras chave: Tipografia. Legibilidade. Alfabetização. Criança. Meio digital.
     
    Abstract: This master's degree research studies the typefaces used in digital media, for children in literacy age. The objective of this research is to develop guidelines for the choice and use of typefaces in educational material in digital media aimed at children in literacy. The study took place from bibliographic review, checking the studies of design in readability and printed letterpress areas, comparing them with digital media. Thus it was possible to define reference guidelines for development of new projects. The validation was made through readability tests applied to the target audience and interviews with literacy experts. Tags: Typography. Legibility. Literacy. Child. Digital media.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38142
    Collections
    • Teses & Dissertações [10500]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV