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    A crítica de Heidegger ao humanismo à luz da interpretação sobre a alegoria platônica

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    R - D - MARCOS DANIEL LOPES.PDF (1.626Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Lopes, Marcos Daniel
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Como foi possível que, num determinado momento histórico, uma defesa do homem tenha sido assumida desde uma idéia genérica de "humanidade"? Pensada a partir da obra de Heidegger, a pergunta pelo "humanismo" atinge o nível de uma consideração radical que se move desde o núcleo do modo de pensar ocidental. O texto da presente dissertação gira em torno de três eixos: primeiro, abordamos as ponderações de Heidegger partindo de uma carta destinada a Jean Beaufret ao mesmo tempo em que nos servimos de outros escritos do filósofo para esclarecê-la; em seguida, procuramos uma radicalização histórica a respeito das origens do fenômeno num escrito do mesmo período em que o filósofo alemão interpreta a famosa "alegoria da caverna" de Platão; por último, após identificarmos uma importante variação interpretativa na leitura da mesma alegoria feita no período do reitorado, apresentamos alguns cursos e escritos que se encontram no entremeio das duas leituras. Passamos então a explorar as modificações decisivas do pensamento no que concerne ao papel e ao lugar da metafísica, do poder e do próprio pensar. Nosso propósito principal é que, ao final deste itinerário, tenhamos conquistado maior clareza e definição acerca da questão do humanismo e também a respeito da limitação do próprio Heidegger frente à ampla possibilidade aberta pelo pensamento. Palavras-chave: Humanismo, Metafísica, Formação, Pensamento, Heidegger.
     
    Abstract: How was it possible that, at a determined historical moment, a human's defense has been assumed from a generic idea of "man"? When thought through Heidegger's work, the question on "humanism" reaches the level of a radical consideration that moves from the core of the western thinking. This dissertation's text is based upon three axis: on the first, we approach on Heidegger's thoughts on humanism through a letter sent to Jean Beaufret and we also simultaneously use other works of the philosopher in order to elucidate it. Then we make an effort towards a historical radicalization concerning the source of this phenomenon on an essay of the same period wherein the German philosopher interprets Plato's famous "allegory of the cave". Finally, after having identified a relevant interpretative variation of the same allegory on another lecture that was giving during the rectorial period, we discussed some courses and writings which took place between those lectures. So we examine the decisive modifications of the thinking that concerns the role and the place of metaphysics, power and thinking itself. Our main purpose is that, at the end of this itinerary, we may have achieved more clarity and definition on the issue of humanism and also about Heidegger's own limitations face to the vast possibility opened by thinking. Key-words: Humanism, Metaphysics, Education, Though, Heidegger.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38050
    Collections
    • Teses & Dissertações [10555]

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