Pais e filhos na Província do Paraná : uma história da educação da criança pela família
Abstract
Resumo: A pesquisa tem por objeto de estudo as práticas de educação da criança pela família na Província do Paraná, entre os anos de 1853-1889. O problema consiste em compreender como determinadas práticas voltadas para a criança tornavam-se educativas pela ação da família na Província do Paraná. A tese é de que a família exercia uma mediação entre o espaço social mais amplo e o espaço familiar, fazendo que, por meio do diálogo que estabelecia com as representações sociais acerca da educação da criança, apropriadas em relação a seus interesses, necessidades e possibilidades, determinadas práticas sociais fossem produzidas como práticas educativas através das quais a criança era preparada para a vida em família e a vida na sociedade da qual fazia parte. O objetivo geral é verificar como tal processo histórico se dava na sociedade do Paraná Oitocentista e, mais especificamente 1) Demarcar o que se entendia por educação naquele período, 2) Investigar quais instituições que por se considerarem representativas dos interesses gerais da sociedade oitocentista travavam diálogo com a família paranaense e sobre ela produziam representações em torno da educação da criança e 3) Demonstrar como determinadas práticas, a partir desse diálogo e mediação, eram apropriadas tornando-se modos e maneiras de educar a criança, pela família. Três hipóteses sustentam a tese e decorrem desses objetivos específicos. A primeira é a de que a educação consistia numa prática social e cultural que visava a transmissão de valores, hábitos e comportamentos. A segunda é de que duas instituições, de modo particular, mais presentes na vida dos paranaenses, tiveram, assim, condições de dialogar "mais de perto" e rodear a família com suas representações em torno da educação da criança: o Estado e a Igreja. A terceira hipótese é de que, as práticas sociais voltadas para a criança tornavam-se educativas na medida em que satisfaziam as representações sociais de modo formal e da família na variedade de seus interesses e necessidades. Os conceitos que ancoram a tese são o de mediação cultural (GINZBURG, 1991), práticas, representações, apropriações (CHARTIER, 2004) e a teoria das práticas culturais de Michel de Certeau (1999). As fontes interrogadas são classificadas em dois grupos: fontes produzidas pela família (correspondências, memórias, autobiografias, diários e entrevistas) e fontes produzidas nas relações com a família (documentação oficial produzida pelos governos imperial, provincial e local; documentação eclesiástica; imprensa periódica; relatos de viajantes; pinturas e fotografias; literatura paranaense e dicionários). A narrativa histórica divide-se em três livros, cada um deles dedicado à verificação de uma das hipóteses que sustentam a tese. Palavras-Chave: Família. Educação. Criança. Paraná. Século XIX. Abstract: The research holds as object of study the education practices by the Family in the Province of Paraná, between the years 1853-1889. The problem lies in understanding how certain practices made for the children became educative by the the action of the Family in the Province of Paraná. The theses is that the family exercised a mediation between the wider social space and the family space, doing that through the dialogue estabilished with the social representation about the child's education, appropriate for their interests, needs and possibilities, certain social practices were produced as educational practices through which the child was prepared for life in family and in the society which was part. The overall objective is to check how such a historical process ocurred in the nineteenth century Paraná society and, more specifically 1) Delimitate what was understood as education in that period, 2) Investigate which institutions that for consider themselves as representantives of the general insterests of the nineteenthcentury society HELD a dialogue with the family of Paraná and about how it produced representations about the child's education and 3) Demonstrate how certain practices, from that dialogue and mediation, were appropriate becoming ways and means to educate the child, by the family. Three hypothesis support the thesis and result from theses specific objectives. The first is that education consisted in a social and cultural practice that aimed the transmission of values, habits and behaviors. The second is that two institutions, in particular, more presents in the lives of the population of Paraná, were thus able to talk "more closely" and surround the family with their representations about the child's education: the State and the Church. The third hypothesis is that the social practices made for the children became educational as they satisfied the social representations formally and those of the family in the variety of their interests and needs.The concepts that anchor this thesis are the cultural mediation (GINZBUG, 1991), practices, representations, appropriations (CHARTIER, 2004) and the theory of cultural practices from Michel de Certeau (1999). The respondents sources were classified in two groups: sources produced by the family (letters, memoirs, autobiographies, diaries and interviews) and sources produced in the relationships with the family (oficial documentation produced by the imperial governments; provincial and local levels; ecclesiastical documentation; periodical press; travelers' accounts; paintings and photographs; Paraná literature and dictionaries). The historical narrative is divided into three books, each one dedicated to the verification of the hypothesis claimed in this thesis. Keywords: Family. Education. Child. Paraná. Nineteenth century.
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