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dc.contributor.authorGiovanetti, Julianopt_BR
dc.contributor.otherCleto, Marcelo Gechele, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-08T14:27:04Z
dc.date.available2015-05-08T14:27:04Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/37902
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Marcelo G. Cletopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 31/10/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A certificação de produto, quando de caráter compulsória, é a adoção, por um segmento industrial, de um conjunto de procedimentos exigidos por um órgão de regulação de um setor, que atestam que o produto, objeto da regulamentação, atende aos requisitos mínimos de qualidade. O objetivo desta pesquisa é estudar o impacto da certificação de produto na cadeia interna de valor, bem como no relacionamento com o ambiente competitivo das organizações do setor submetido à regulamentação. Para isto, foi adotado como método de pesquisa um estudo multicaso limitado à indústria de baterias automotivas. Com o estudo multicaso se pretende identificar, em um nível mais aprofundado, os impactos da certificação no segmento de baterias automotivas. Recentemente, a certificação compulsória de produto foi imposta ao segmento de baterias automotivas pelo INMETRO. Como contribuições do trabalho foram identificados impactos significativos na produtividade, nas estratégias mercadológicas, na cadeia de suprimentos e na qualificação da mão de obra entre outros aspectos das empresas pesquisadas. A partir dos resultados desta pesquisa foram apresentadas recomendações para a melhor aderência do processo de acordo com a realidade das empresas. Palavras-chave: Certificação de produto, Avaliação de conformidade, Regulamentação Técnica, Normalização, Baterias Automotivas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The product certification, when mandatory, is the adoption, by an industrial segment, of procedures that are demanded by regulatory agencies of a sector, which testify that the product, the object of regulation, meets the minimum quality requirements. The objective of this research is to study the impact of product certification in the internal value chain functions as well as in the relationship in a competitive environment of sector organizations submitted to regulation. Thus, the research method adopted was a multi-case study limited to the industry of automotive batteries. Through the multi-case study, it is intended to identify, in a deeper level, the impacts of the certification in the industry of automotive batteries. Recently, mandatory certification of the product was imposed to such industry by INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - National Institute of Metrology, Quality and Technology). As a contribution to the work, significant impacts in productivity, in market strategies, in the supply chain, and in the workforce qualifications were identified among other aspects of the researched companies. From these research results, some outcomes were reached permitting that some recommendations be presented in order to better adhere to the process according to the reality of the companies. Keywords: Product certification, Conformity assessment, Technical regulation, Normalization, Automotive Batteries.pt_BR
dc.format.extent272f. : il. algumas color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenhariaspt_BR
dc.titleImpactos da certificação de produto na indústria de baterias automotivas : um estudo multicasopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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