• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016024P0 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016024P0 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A tecnologia da comunicação e informação (TCI) e o comércio eletrônico na firma : influência no processo de crescimento

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CONRADO BIANCHI NETO.pdf (1.086Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Bianchi Neto, Conrado
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esse trabalho visa identificar quais os benefícios a adoção de tecnologias em comunicação e informação e ferramentas de comércio eletrônico geram à firma, para obter melhores níveis de crescimento. Para a elaboração do arcaboço teórico é apresentado a contextualização da TCI no cenário atual, o comércio eletrônico relacionado ao conceito de desenvolvimento econômico e as tendências do que foi chamado de nova economia. Posteriormente é estudada a Teoria da Firma de Penrose (1959), em especial sua visão a respeito do papel dos recursos na firma e sua contribuição para a VBR (Visão Baseada em Recursos) e o conceito de concorrência schumpeteriana. O modelo teórico identifica os recursos da firma como principal fonte de crescimento, com cada recurso prestando um serviço à firma. A tecnologia da comunicação e informação e as ferramentas de comércio eletrônico são abordados dentro dessa ótica, considerados como mais um recurso disponível e prestando serviços de otimização de processos e possibilitando recombinações dos recursos existentes de forma a gerar o fenômeno de inovação. A teoria é complementada com apresentação do cenário de concorrência atual, no qual o dinamismo e a necessidade de inovação são presentes, foi identificado que a TCI e o comércio eletrônico como sendo alavancas de crescimento nas empresas, permitindo até processos de internacionalização das firmas. Buscando trazer a discussão para o universo prático, foram identificadas quais ferramentas estão disponíveis e como funcionam dentro dos processos internos das empresas atuais, bem como a realização de entrevistas com profissionais que permitiram confirmar as hipóteses de que a correta utilização do e-commerce e TCI podem gerar maior crescimento das empresas.
     
    Abstract: Esse trabalho visa identificar quais os benefícios a adoção de tecnologias em comunicação e informação e ferramentas de comércio eletrônico geram à firma, para obter melhores níveis de crescimento. Para a elaboração do arcaboço teórico é apresentado a contextualização da TCI no cenário atual, o comércio eletrônico relacionado ao conceito de desenvolvimento econômico e as tendências do que foi chamado de nova economia. Posteriormente é estudada a Teoria da Firma de Penrose (1959), em especial sua visão a respeito do papel dos recursos na firma e sua contribuição para a VBR (Visão Baseada em Recursos) e o conceito de concorrência schumpeteriana. O modelo teórico identifica os recursos da firma como principal fonte de crescimento, com cada recurso prestando um serviço à firma. A tecnologia da comunicação e informação e as ferramentas de comércio eletrônico são abordados dentro dessa ótica, considerados como mais um recurso disponível e prestando serviços de otimização de processos e possibilitando recombinações dos recursos existentes de forma a gerar o fenômeno de inovação. A teoria é complementada com apresentação do cenário de concorrência atual, no qual o dinamismo e a necessidade de inovação são presentes, foi identificado que a TCI e o comércio eletrônico como sendo alavancas de crescimento nas empresas, permitindo até processos de internacionalização das firmas. Buscando trazer a discussão para o universo prático, foram identificadas quais ferramentas estão disponíveis e como funcionam dentro dos processos internos das empresas atuais, bem como a realização de entrevistas com profissionais que permitiram confirmar as hipóteses de que a correta utilização do e-commerce e TCI podem gerar maior crescimento das empresas.
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/37802
    Collections
    • Dissertações [344]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV