• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Descoberta de conhecimento em base de dados para identificação da maturidade de serviços de tecnologia da informação em hospitais

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - GILSON ELOY FERNANDES FRANCA.pdf (8.230Mb)
    Date
    2015
    Author
    França, Gilson Eloy Fernandes
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ciência da Informação
    Gerenciamento da informação
    Tecnologia da informação - Administração
    Sistemas de recuperação da informação - Hospitais
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Descreve o desenvolvimento de uma pesquisa sobre a aplicabilidade do processo de descoberta de conhecimento em bases de dados (KDD) para identificação da maturidade de serviços de tecnologia de informação em hospitais. A pesquisa foi realizada em três etapas. Na primeira foi realizado o levantamento bibliográfico e análise de informações sobre o conhecimento acerca da Tecnologia da Informação, da sua crescente importância no ambiente hospitalar, da maturidade de serviços de Tecnologia da Informação como elemento de autoconhecimento e desenvolvimento organizacional e, do processo de descoberta de conhecimento em bases de dados como método de busca de padrões capazes de orientar a tomada de decisão. A segunda etapa, quantitativa, buscou identificar os níveis de maturidade dos serviços, baseado no Capability Maturity Model Integrated of service do Software Engineering Institute e foi instrumentalizada por uma survey realizada junto a gestores de oito instituições hospitalares de Curitiba. A terceira etapa, qualitativa, se deu pela aplicação do processo de descoberta de conhecimento em bases de dados às bases de Ordens de Serviços de Tecnologia da Informação de duas das instituições participantes da pesquisa quantitativa, na busca de padrões capazes de identificar a maturidade dos serviços. Na consolidação da pesquisa qualitativa foi possível observar que 75% dos hospitais analisados encontram-se entre nível 01 e 02 de maturidade e cada um deles segue um modelo próprio de desenvolvimento dos serviços de tecnologia da informação, nem sempre compatível com o modelo do Software Engineering Institute. No que tange a aplicação do KDD, a pesquisa qualitativa demonstrou que o processo foi capaz de indicar o atendimento de quase 50% das áreas de processo do modelo utilizado, para ambas as instituições. Ainda assim, não foi capaz de determinar o nível evolutivo em que se encontravam, dado o grau de profundidade e qualidade das informações disponíveis nos sistemas de informação das mesmas. O aprofundamento desta pesquisa abre a oportunidade ao desenvolvimento de um modelo automatizado capaz de tratar dados operacionais indicando ou certificando os níveis de maturidade, e consequentemente melhor direcionar as ações do setor de TI, em benefício de toda a organização. Palavras-chave: gestão de tecnologia da informação, nível de qualidade de serviço de TI, gestão hospitalar.
     
    Abstract: The current document describes the research about the application of knowledge discovery in databases process (KDD) aiming at the identification of the maturity level of Information Technology (IT) services in hospitals. The research was conducted in three steps. The first was an extensive literature review on IT knowledge, its growing relevance in the hospital environment, the maturity of IT services as a self-knowledge and organizational development element, and the knowledge discovery in databases process (KDD) as a pattern search method to guide the decision-making. The second step, quantitative, aimed at identifying the maturity level of services of their institutions, following the concepts of the Software Engineering Institute (SEI) - CMMI-SVC through a survey sent to eight hospital managers in Curitiba. The third step, qualitative, was the application of the KDD process to the IT SO (service orders) databases from two of the hospitals that had participated of quantitative research, to search for patterns, which could identify maturity level of their services. The consolidation of the qualitative research indicated that 75% of hospitals surveyed could be classified between levels 01 and 02 of maturity and that each of them follows its own pathway for the development of information technology services, not always compatible with the Software Engineering Institute model. Regarding the application of KDD, the qualitative research has shown that the process indicated that almost 50% of the process areas were accomplished in both institutions. Still, it was not able to determine the evolutionary level where they were, given the depth and quality of information available in their information systems. The continuity of this work may bring up the opportunity for the development of an automated model capable of handling operational data to indicate or certify the maturity levels in organizations and consequently direct the actions of the IT services producing benefits to the entire organization. Keywords: IT management, IT quality service, hospital management.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/37476
    Collections
    • Teses & Dissertações [8562]

    Related items

    Showing items related by title, author, creator and subject.

    • Elementos componentes do fluxo informacional em plataforma de gerenciamento no ensino superior 

      Teixeira, Alex Volnei (2015)
      Resumo: O estudo apresenta uma discussão em relação aos elementos componentes do fluxo informacional em plataformas de gerenciamento do Ensino Superior. A pesquisa de campo foi realizada em duas Instituições de Ensino ...
    • Colaboração científica em rede : caracterização dos pesquisadores integrantes do grupo de elite para formação da área de ciência da informação no Brasil 

      Gonçalves, Viviane (2011)
      Resumo: Estudo descritivo que caracteriza a produção científica em literatura branca e anais de eventos científicos com coautoria dos pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação em Ciência da Informação (CI) ...
    • Mapeamento de atividades e fluxo informacional da área de infra-estrutura da Caixa Econômica Federal em Curitiba, PR 

      Louro, Luiz Claudio (2009)
      Resumo: Estudo descritivo do fluxo informacional da Gerência de Recursos Materiais Curitiba/PR (GIMAT/CT) da Caixa Econômica Federal que objetiva identificar e analisar as atividades desenvolvidas no processo de locação ...

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV