• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Marca própria : um capital de reputaçao para distribuidores varejistas de alimentos no Brasil

    Thumbnail
    View/Open
    Mayra Sulzbach.pdf (1.050Mb)
    Date
    2005
    Author
    Sulzbach, Mayra Taiza
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Marca de produtos
    Marca registrada
    Nomes comerciais
    Comércio varejista
    Custos de transação
    Direito de propriedade
    Teses
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    Resumo: A tese inicia com uma revisão teórica baseada no modelo de integração vertical. A escolha por este modelo de estrutura produtiva se dá pelo reconhecimento de que neste modelo as justificativas de como surgem a quase-renda ex-post e de como os contratos são incompletos se assemelham, tanto pela Economia dos Custos de Transação e como pela Economia do Direito de Propriedade, dois dos principais enfoques teóricos trabalhados dentro da Nova Economia Institucional. A escolha deste modelo também se deve as primeiras observações sobre os produtos de marca própria. Os produtos de marca própria são oriundos de uma relação contratual sobre a qual a especificidade do ativo "marca" é elevada e as transações ocorrem entre produtor e distribuidor com freqüência elevada, assim sendo os riscos de oportunismo tornam-se altos. Portanto, a oferta de produtos de marcas próprias de gêneros alimentícios pelas redes de distribuição de varejo sugeriria uma estrutura organizacional integrada verticalmente visando auxiliar a busca de uma eficiência ex-post nos contratos. O trabalho segue identificando os problemas relacionados à informação e à incerteza sobre a qualidade de um produto, principais atributos para a constituição do capital de reputação, em especial sobre o capital de reputação de um produto de marca própria. Em todo o trabalho visualiza-se à constituição do capital de reputação através da marca de bens (produtos) e não através dos serviços, sobre os quais muitos estabelecimentos já constituíram um capital de reputação, a exemplo do WalMart que não utiliza as mesmas marcas para os serviços e para os bens. Pesquisar produtos de marca própria exige ainda ganhar conhecimento das investigações já realizadas sobre o objeto de análise. Neste sentido, dois capítulos foram dedicados ao tema. O primeiro inicia com o conhecimento geral do que é marca e como a marca própria se desenvolveu. O segundo é dedicado aos estudos empíricos de marca própria no campo econômico. Dentre as principais justificativas para o desenvolvimento dos produtos de marca própria, destaca-se ser este um produto oriundo da concentração de mercado das grandes redes de distribuição varejista de alimentos. A seqüência se dá pela caracterização do setor varejista de alimentos no Brasil e como a estratégia de marca própria é utilizada pelo segmento. Finalmente, a pesquisa empírica sobre a adoção da estratégia de marca própria, baseada em dados primários e secundários coletados nas redes Wal-Mart, CBD e Sonae são apresentados. Na pesquisa foram observados mais de 600 produtos de marca própria somente em 2005 e os resultados apontam que é possível a constituição do capital de reputação através desta estratégia, contudo está somente se torna possível quando da adoção de mais de uma marca própria, diferenciando produtos que concorrem via qualidade e via preço.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/3743
    Collections
    • Teses & Dissertações [8509]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV