O paradoxo da intensificação : uma análise do trabalho dos professores de ensino superior público federal
Resumo
Resumo: O capitalismo contemporâneo, sob a égide de uma globalização competitiva, tem no uso das tecnologias sua força e incremento, promovendo uma compressão do tempo e do espaço. Uma das características desse processo é a flexibilização da produção, o que resultou na aceleração dos ritmos de trabalho e na realização de mais trabalho em um espaço de tempo cada vez menor. Parte dessa conjuntura deve-se a intensificação do trabalho que implica no alongamento das jornadas, maior ritmo e velocidade, exigências de polivalência e versatilidade, acúmulo de atividades, gestão por resultados e produtividade. Ao analisarmos o trabalho docente nas Universidades Federais, com as devidas mediações entre o mundo do trabalho no setor de serviços e o espaço laboral no universo acadêmico, constatou-se que no cotidiano dos professores, está presente o encurtamento dos seus prazos na realização das múltiplas atividades (ensino, pesquisa, gestão e extensão), com as quais estão envolvidos e que estão em constante ampliação. Esse cenário instigou a pesquisar sobre a intensificação do trabalho docente nas Universidades Públicas Federais, que é o objeto desta tese. Para esta análise, optamos por uma abordagem qualitativa e o campo empírico se constitui por um estudo de caso. A aproximação com o locus do trabalho dos professores se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas, com professores doutores em regime de Dedicação Exclusiva, na Universidade Federal do Paraná. A tese afirma que o trabalho do professor é intenso, dada a suas natureza e configurações, mas também foi intensificado pelas transformações ocorridas na sociedade e influenciado pelas novas dinâmicas do capitalismo. As crises sofridas pela universidade e as transformações no mundo do trabalho (nos diferentes períodos e contextos), bem como as particularidades do campo acadêmico e a ação de seus agentes, promoveram um processo de intensificação, que se manifesta no cotidiano dos professores, na organização e nas dinâmicas do trabalho, que são implementadas a partir de um movimento externo (políticas públicas, processos de gestão etc.), mas que se consubstancia pelas mãos dos atores internos da instituição.
Palavras-chave: Trabalho docente, Intensificação, Universidades Federais. Abstract: The contemporary capitalism, under the aegis of a competitive globalization, finds its strength and improvement in the use of technology, promoting a different understanding of time and space. One of the features of this process is the labor flexibilization which resulted in the acceleration of the working pace and in the increase of work productivity within a shorter period of time. This frame is to a certain extent an outcome of the labor intensification that results in the lengthening of workdays, greater pace and speed, demands of polyvalence and versatility, accumulation of activities, managing for results and productivity. By analyzing the academia work of full professors in Public Federal Universities, with the necessary mediation between the world of work in the service sector and the labor space in academia, it was found that there has been a time shortening in the daily lives of full professors in their multiple-task performance (teaching, research, management and outreach activities), with which they are involved and constantly expanding. Within this framework, the aim of this thesis was to research the labor intensification of full professors at Public Federal Universities. For its analysis, a qualitative approach was conducted and a case study constituted the empirical research field. Semi-structured interviews with full professors were carried out at the Federal University of Parana to reach out their locus of work. The thesis argues that the full professor's work is intense and has been intensified not only because of its own constitution and configurations, but also due to the changes occurring in society and influenced by the new global capitalism dynamic. A process of intensification has been the result of the crises suffered by the university and the changes in the labor world (in different moments and contexts), as well as the particularities of the academic field and the agency of its actors. This intensification is manifested in the daily lives of professors, in the organization and dynamics of labor, implemented from external motions (public policies, management processes, among others) and concurrently embodied by the hands of the institution's internal actors.
Keywords: Teaching work, Intensification, Federal Universities
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- Teses & Dissertações [10201]