Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBolsanello, Maria Augusta, 1948-pt_BR
dc.contributor.authorHansel, Ana Flaviapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T18:48:40Z
dc.date.available2022-08-26T18:48:40Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/3727
dc.descriptionOrientadora: Maria Augusta Bolsanellopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexopt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa investiga as concepções paternas sobre o bebê na faixa etária de zero a três anos de idade que apresenta deficiências e que está inserido em programa educacional de estimulação precoce, na educação especial. Foram entrevistados oito pais de bebês que freqüentam o referido atendimento em uma escola de ensino especial, do município de Irati, Paraná. Depois de realizada a análise dos dados, numa perspectiva qualitativa, observou-se que os pais, durante a gestação, prestam assistência especial às mães e criam expectativas em relação ao bebê. Quando recebem do médico a notícia de que o filho é portador de deficiência, afirmam que geralmente esta é transmitida por meio de informações dúbias e imprecisas. O nascimento dessa criança causa um grande impacto na vida desses pais, que caracterizam o choque como um dos sentimentos vivenciados e apegam-se às crenças religiosas. Ocorrem mudanças na vida familiar devido à condição da criança, e os pais manifestam que os cuidados com o filho aumentam, assim como as suas responsabilidades e os seus compromissos. Os questionamentos constantes das outras pessoas geram aborrecimentos e os deixam pouco à vontade. Os pais mantêm altas expectativas de que no futuro o filho se torne normal, e por isso, sentem-se estimulados a contribuir para que a criança se desenvolva. Consideram o atendimento da estimulação precoce necessário, contudo enfatizam que o trabalho não leva em conta a sua participação, a sua percepção do filho e os seus sentimentos, além de não esclarecer sobre a finalidade das atividades, nem sobre as funções dos profissionais que trabalham com o bebê. Os pais demonstram restrições à escola especial e se consideram engajados no trabalho diário que é realizado naturalmente pela família e, segundo eles, auxilia a criança. A partir desses dados, apontam-se algumas propostas e sugestões: o atendimento da estimulação precoce deve levar em consideração a família, seu discurso, suas ações e sentimentos, a fim de que as interações satisfatórias e positivas entre os membros de um mesmo grupo familiar ocorram de forma mais significativa para o desenvolvimento das crianças com deficiência; os hospitais e maternidades devem se preocupar em prestar apoio psicológico aos pais, no caso do nascimento de um filho com deficiência e disponibilizar um profissional que os auxilie e oriente na hora em que estes recebem a notícia; as instituições educacionais devem fomentar a criação de grupos de apoio, de programas e de estratégias para a estimulação precoce e para a melhoria da educação especial, e, finalmente, as investigações sobre temas referentes a paternidade devem ressaltar as contribuições que o pai naturalmente pode dar para a vida dos seus filhos, por meio das interações que estabelece com eles.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research presented here investigates the fatherly concepts about the baby in the age span from zero to three years old, who bears some kind of handicap, and who is taking part in an early intervention educational program, in the area of Special Education. For this purpose, an interview was carried out with eight fathers whose babies attended the program mentioned above in a school for special teaching, in the city of Irati, Paraná. After the qualitative analysis of the collected data, it is possible to note that such fathers, during their wives pregnancy, provide special care to the mother and create expectancy in relation to the baby. They also state that when they are told by the doctor that the child bears some kind of handicap, the information is given in a rather dubious and inaccurate way. The birth of this child causes a great impact in these fathers lives, who, by their turn, mention the feeling of shock as one the strongest emotions experienced and the attachment to religious beliefs. There are changes in the family routine due to the child special condition and the fathers declare that the cares with the baby increase, as well as their responsibility and commitment. Other people's constant questions make them feel annoyed and uneasy. The fathers keep high levels of expectancy that, in the future, their child would become normal and this fact make them feel encouraged to contribute in the child's development. Despite considering the early intervention assistance as a necessity, they complain that the work, as a whole, does not take into account their role as fathers, their perception of the child and their feelings, besides not making clear the aims of the activities developed, nor the specific role of the professionals who work with the baby. The fathers express some restrictions in relation to the special school and consider themselves committed in the normal daily family routine, which, according to them, helps the child. From these data, the research points to some proposals and suggestions: that the early intervention assistance takes into account the family, their point of view, their actions and their feelings, aiming that the satisfactory and positive relations among the family members of a group develop themselves in a more meaningful way in favor of the handicapped children; that the hospitals and maternity hospitals consider offering psychological support to fathers, in the occasion of a handicapped child's birth, and make it available a specialist in the area to help them and offer guidance when they are told about the baby's special condition; that the educational organizations foment the creation of supporting groups and programs, as well as the development of strategies for early intervention and for the improvement of special education guidelines; and, finally, that the researches about aspects related to paternity emphasize the contributions which can be offer naturally by the father for the sake of his child's life, through the interactions established between them.pt_BR
dc.format.extentix, 106 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectCrianças com deficiênciapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleConcepções paternas sobre o bebê com deficiencias inserido em programa de estimulação precose, na educação especialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples