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dc.contributor.authorQuadros, Deisily dept_BR
dc.contributor.otherCosta, Marta Morais da, 1945-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2015-03-03T15:21:00Z
dc.date.available2015-03-03T15:21:00Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/37276
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Marta Morais da Costapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 02/12/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo pretende verificar de que modo o leitor implícito de Lygia Bojunga é construído em suas obras. Para tanto, se faz necessário localizar as obras da autora no cenário brasileiro da Literatura infantil e juvenil, como se propõe no primeiro capítulo, quando a trajetória da literatura destinada às crianças é resgatada e problematizada por meio de teóricos como Peter Hunt e Tereza Colomer. No segundo capítulo, há a análise da concepção autoral de escola, criança e família, tomando como textos de estudo A bolsa amarela, A casa da madrinha, A corda bamba e 6 vezes Lucas. Lygia Bojunga, a fim de representar em suas obras a escola, a família e a criança, constrói personagens complexos, fragmentados, que estão em constante construção e que se aproximam do leitor na medida em que apresentam idade semelhante e, por isso, anseios e desejos – libertar-se, emancipar-se – também semelhantes. Portanto, nas narrativas escolhidas, é abordada a tênue relação entre o leitor implícito e o leitor empírico, levando-se em conta os pressupostos das teorias da recepção, especialmente o leitor implícito, os vazios e as negações, conceitos postulados por Wolfgang Iser. O leitor implícito – abordado no capítulo três – é determinado pelas estruturas internas do texto a fim de estabelecer relações com o amadurecimento do leitor real de Lygia Bojunga no decorrer de sua produção literária, conforme explicitado no capítulo quatro, quando a temática, a estrutura fabular, a linguagem, o elemento fantástico, a epifania, o vocabulário e os recursos narrativos de A bolsa amarela e Sapato de salto são analisados, demonstrando que o leitor implícito de Lygia Bojunga é um leitor em desenvolvimento. Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil. Lygia Bojunga. Teorias da recepção.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study intends to verify how Lygia Bojunga works with the implied reader. In the first chapter, the author's works are located in the Brazilian scenario of infant and juvenile literature. At this time, the literature aimed at children is rescued and problematized by theorists such as Peter Hunt and Teresa Colomer. In the second chapter, there are the author's ideas about school, children and family based on A bolsa amarela, A casa da madrinha, A corda bamba and 6 vezes Lucas. Lygia Bojunga builds complex and fragmented characters that are close to the reader because of their similar ages and desires as freedom. The tenuous relationship between the implied reader and the empirical reader is discussed based on the reception theory, especially the implied reader, the gaps and the denials, by the theorist Wolfgang Iser. It's discussed in the third chapter that Lygia Bojunga determines the implied reader in the internal structure of the text in order to establish relations with the maturation of the real reader. It happens throughout her literary production, as it's explained in the fourth chapter, where theme, the fable structure, the language, the fantastic element, the epiphany, the vocabulary and the narrative resources of Bolsa amarela and Sapato alto are analyzed. Eventually, it demonstrates that Lygia Bojunga's implied reader is a reader in development. Keywords: Children's and youth literature. Lygia Bojunga. Reader response theory.pt_BR
dc.format.extent151 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBojunga, Lygia, 1932-pt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectTeorias da recepçãopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleLygia Bojunga entre fios : a tessitura do leitor implícitopt_BR
dc.typeTesept_BR


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