• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A historicidade da matemática : subsídios para a (re)construção de um conceito e suas implicações nos anos iniciais do ensino fundamental

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - LUCIANE DE FATIMA CHYCZY.pdf (698.0Kb)
    Date
    2014
    Author
    Chyczy, Luciane de Fátima
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educação - Conhecimentos e aprendizagem
    Matemática - Estudo e ensino
    Matemática (Ensino fundamental)
    Teses
    Matemática
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O presente projeto visa refletir sobre o ensino de matemática tomando a historicidade da matemática como um capítulo da própria matemática no processo de ensino e aprendizagem dematemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste caso busca-se ainda analisar e compreender a História da Matemática, não apenas como uma cronologia, mas com ênfase nas descobertas e mudanças de mentalidade no século XIX possibilitando a construção dos "sentidos" dos conceitos matemáticos como ferramenta de ensino de matemática na escola elementar. O fato de que para muitos educadores, o objetivo do ensino da matemática seja preparar o estudante para lidar com atividades práticas que envolvam aspectos quantitativos, desconsiderando seu processo histórico de desenvolvimento, pode levar o ensino e aprendizagem de matemática a métodos exaustivos de mera reprodução com total ausência de "sentido". Aprender matemática consiste em realizar atividades e estudos que permitam a descoberta de relações (matemáticas) em situações surgidas da realidade em que se está inserido, nas quais se possam vivenciar por meios próprios o processo de produção do conhecimento matemático (comparar, procurar regularidades, conjeturar, intuir, representar, estimar, simular, matematizar, modelar, propor e resolver problemas), o que poderia tornar-se os passos iniciais para a construção de significados que estão inseridos na História da Matemática. Nesse processo busca-se compreender mais da "historicidade" que se estabeleceu ao longo dos séculos, ou seja, entender as construções dos conceitos através de sua evolução histórica. Aprendizagem, Criança, Educação Matemática, Historicidade e História
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/37256
    Collections
    • Teses & Dissertações [6962]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV