• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A musicalização da criança com paralisia cerebral no contexto do Projeto Música e Cognição

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANDREZA SIMONI GUERRA.pdf (4.684Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Guerra, Andreza Simoni
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O tema deste estudo foi a musicalização de aluno com deficiência decorrente de Paralisia Cerebral (PC) no contexto do Projeto Música e Cognição do CENEP-HC da UFPR. O objetivo geral desta pesquisa foi estudar a prática de musicalização ao piano, de um aluno com PC do tipo espástica hemiplégica. Os objetivos específicos definidos para este estudo foram: mapear as deficiências decorrentes da paralisia cerebral que possam interferir na aprendizagem pianístico musical do aluno, estudar e identificar adaptações pedagógicas para a potencialização de sua prática musical e identificar mudanças no comportamento musical do aluno. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação com a elaboração de plano de ensino customizado em acordo com a abordagem PONTES, implementado nas aulas individuais de musicalização ao piano no período de um semestre, utilizando como técnica de pesquisa, a observação participante. A realização pianístico musical do aluno ao final do estudo, sugere o benefício do ensino customizado, identificado nas mudanças evidenciadas em seus novos comportamentos musicais. Os resultados apontaram contribuições à área da educação musical relativas à prática de musicalização do aluno com deficiência, propondo e discutindo adequações que podem facilitar sua aprendizagem musical. PALAVRAS-CHAVE: Musicalização ao piano, Paralisia Cerebral, Inclusão.
     
    Abstract: The theme of this study was the musicalization of the student with disabilities due to Cerebral Palsy (CP) in the context of the Projeto Música e Cognição – CENEP-HC-UFPR. The aim of this study was to understand the practice of musicalization through the piano for a student with hemiplegic cerebral palsy. The specific objectives defined for this study were to map the deficiencies arising from cerebral palsy that can interfere with his learning to play the piano, study and pedagogical adaptations for the potentiation of their musical practice and identify changes in student’s musical behavior. The methodology used was the action research with the elaboration of a customized teaching plan in accordance with the approach PONTES implemented in individual piano musicalization lessons within a period of one semester, using as research technique, the participant observation. The student’s achievement in playing the piano identified at the end of the study, suggests the benefit of the custom education, evidenced in his new musical behaviors. The results pointed out contributions to the area of musical education concerning the practice of musicalization of student with disabilities, proposing and discussing adaptations that can facilitate their musical learning. KEYWORDS: Musicalization through the piano, Cerebral Palsy, Inclusion
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/37092
    Collections
    • Teses & Dissertações [10542]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV