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dc.contributor.otherPadovani, Stephania, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorPuppi, Maicon Bernertpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-06T18:23:10Z
dc.date.available2022-12-06T18:23:10Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37016
dc.descriptionOrientadora: Profª. PhD. Stephania Padovanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 30/05/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O surgimento da tecnologia computacional móvel como paralela e alternativa à tecnologia computacional fixa representa mais do que a simples troca dos dispositivos fixos por dispositivos portáteis. Ela influencia grande parte da relação humano-computador, bem como proporciona maior facilidade de comunicação e acesso à informação. Outra área influenciada por esta nova alternativa é a educacional, com o surgimento do aprendizado através de dispositivos móveis, chamado mobile learning. Nesta perspectiva, vêm emergindo diversos aplicativos feitos por vários desenvolvedores, alguns autônomos, outros ligados realmente à pesquisa em educação. A maioria deles volta-se ao ensino de línguas. Porém ainda não se observa muitos trabalhos que incluam o design como elemento de conexão entre o setor da educação mobile e as possibilidades de projetos para interfaces dos dispositivos móveis. Este trabalho teve como objetivo propor diretrizes para o design de interface de aplicativos m-learning em smartphones, tomando como objeto de estudo o idioma alemão. Para tanto, foi investigado, inicialmente, o tema mobile learning: definição, contexto de uso, características dos usuários, atividades dos aprendizes de m-learning. O modelo FRAME (KOOLE, 2009), de análise da educação mobile, norteou o estudo analítico de aplicativos de alemão, que constituiu a primeira fase da pesquisa. A segunda fase, de inclusão do usuário, se desenvolveu em três técnicas: com o questionário de sondagem foi possível ter uma "visão macro" do público potencialmente usuário de apps de m-learning, possibilitando traçar o perfil de um grupo menor, que constituiu os participantes do diário do usuário. Esta técnica garantiu uma coleta de dados não-intrusiva, feita pelos próprios usuários, ao interagirem com os apps selecionados, revelando suas experiências de uso e apontando "pontos positivos" e "pontos negativos" nos aplicativos, na opinião de cada um. O focus group, última técnica da inclusão do usuário, complementou os dados do diário, produzindo, ao final, tópicos classificados pelos próprios participantes como "vantagens", "desvantagens" e "aspectos a melhorar" nos atuais aplicativos para o aprendizado de alemão como língua estrangeira. Com os resultados provenientes do estudo analítico somados aos dados da inclusão do usuário obteve-se material para a formação de diretrizes. Elas abordaram desde questões de caráter técnico (e.g. o uso de certos objetos de interação no design de interface auxilia na articulação do usuário aprendiz com o app de alemão), como questões de caráter pedagógico (e.g. possibilitar o "efeito de espaçamento" e a "repetição de conteúdo", como estratégias de passagem de conteúdo). Palavras-chave: Smartphones. Mobile learning. Mobile-Assisted Language Learning. Aplicativos de alemão como língua estrangeira. Design de interface. Diretrizes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The arising of mobile computing technology as an alternative to desktop computing technology represents more than a change from desktop devices to mobile and portable devices. It affects most of human-computer interaction, as well as provides greater ease of communication and access to information, anytime, anywhere. One of the main fields affected by this new alternative is Education, with the introduction of learning through mobile devices, i.e., "mobile learning". Thus, plenty of applications designed by various developers (some of whom freelancers, others related to research in education) are emerging. Most of such applications focus on language learning. However, there are no projects that include visual design as a link between mobile education approach and mobile user interface approach. This study aims to propose guidelines for user interface design of smartphone m-learning applications, using the German language as its object of study. Initially, we investigated the subject "mobile learning": definition, use context, user's characters, m-learner's activities. This was followed by an analytical study (first stage of research) for analysis of mobile education German apps based on the "FRAME Model" (KOOLE, 2009). The second stage was "user inclusion" and consisted of three techniques: questionnaire, diary and focus group. Through survey questionnaires we had an apps m-learning user "macro vision", from which we delineated a smaller group of representative users, who were invited to take part on "diary studies". Diary was a non-intrusive technique of data gathering, made by the users themselves, who reported on their usage experiences and pointed out positive and negative aspects for each app. Focus group, the last technique, supplemented "diary studies" data and brought topics sorted by the participants themselves as "advantages", "disadvantages" and "areas for improvement" in the current applications for German as a foreign language. User inclusion data in addition to analytical study data allowed us to propose design guidelines. These guidelines approach both design issues (e.g., interface design aspects that help learners to interact with their German app) and pedagogical issues (e.g., spacing effect and content repetition that improve learning). Keywords: Smartphones. Mobile learning. Mobile-Assisted Language Learning. German as foreign language applications. Graphical User Interface design. Guidelines.pt_BR
dc.format.extent211f. + anexo : il. algumas color., grafs., tabs., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectComputação móvelpt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação movelpt_BR
dc.titleDiretrizes para design de interface de aplicativos em smartphones para alemão como língua estrangeira : um estudo sobre mobile learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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