A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil
Date
2013Author
Amaral, Arleandra Cristina Talin do
Metadata
Show full item recordSubject
TesesEducação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
TeseAbstract
Resumo: O presente trabalho traçou como objetivo analisar em que medida a implementação
de políticas públicas educacionais, baseadas no artigo 26A da LDB se manifesta no
cotidiano de um Centro Municipal de Educação Infantil em Curitiba - CMEI e interfere
nos processos de construção da identidade étnico-racial de crianças negras e
brancas que frequentam a instituição educativa. Os sujeitos privilegiados foram
crianças de 3 a 5 anos, que frequentavam as turmas de Maternal III e Pré I, bem
como os professores e educadores que atuavam na instituição no ano de 2012.
Como metodologia, optou-se por desenvolver uma pesquisa qualitativa de cunho
etnográfico, que teve a observação como principal instrumento de coleta de dados,
além da aplicação de questionário para os docentes. O marco referencial está
articulado com uma concepção que identifica a criança como um sujeito social,
atuante, capaz de posicionar-se frente às experiências vivenciadas. O texto defende
que a noção de identidade é socialmente construída, assim, o foco principal foi
analisar o modo como as crianças percebem, entre elas e junto aos adultos, as
questões ligadas às relações étnico-raciais, verificando as possibilidades que elas
têm de construir sua identidade étnico-racial no cotidiano do CMEI. Como resultado
da pesquisa destaca-se que os posicionamentos das crianças quanto às relações
étnico-raciais, bem como suas vivências cotidianas no CMEI indicaram que: a
organização dos espaços e ambientes é ainda muito pautada em um ideário que
valoriza a "branquidade normativa"; existe uma predileção, por parte de adultos e
crianças, pelo padrão que interpreto com o conceito de "estética ariana", ou seja,
padrão nórdico com, além de pele clara, cabelos loiros e olhos azuis; as crianças
negras expressam desconforto em relação ao seu pertencimento étnico-racial,
principalmente quanto ao tom da pele e a estrutura dos cabelos; já as crianças
brancas se mostram assertivas e com condutas de demonstração de segurança,
autoconfiança, iniciativa e predisposição a contatos mais frequentes com adultos
não familiares; crianças negras e brancas classificam as bonecas pretas como
"feias" e nas brincadeiras não existe segregação em função de critérios raciais,
negros e brancos brincam juntos, no entanto, em alguns momentos foi possível notar
hierarquização de papéis escolhidos e desempenhados pelas crianças. Como
considerações finais, ressalta-se que o espaço não dá visibilidade às características
da população negra, pois oferece um ambiente social com alternativas amplas de
"outro generalizado" para as crianças brancas e alternativas limitadas ao padrão
branco para as crianças negras. E reitera-se a emergente necessidade de formação
continuada sobre a educação das relações étnico-raciais para os professores e
educadores da educação infantil.
Palavras-chave: Infâncias. Políticas Educacionais. Educação Infantil. Identidade.
Relações Étnico-raciais. Abstract: This work drew to analyze to what extent the implementation of educational policies,
based on Article 26A of LDB occurs in the daily routine of a Municipal Early
Childhood Center in Curitiba - CMEI and interferes in the process of construction of
the ethnic and racial identity of the black and white children attending the educational
institution. The privileged subjects were children 3-5 years old, attending classes of
Maternal III and Pre I, and teachers and educators who worked in the institution in
the year 2012. The methodology was drawn to develop an ethnographic qualitative
research, which took the observation as the main instrument of data collection, in
addition to a questionnaire for teachers. The framework is articulated with a
conception that identifies the child as a social and active subject, able to position
themselves in the face of experiences. The text argues that the notion of identity is
socially constructed, thus, the main focus was to examine how children perceive,
among themselves and with the adults, issues related to ethnic-racial relations,
verifying the possibilities they have to build their ethno-racial identity in the daily
routine of the CMEI. As a result of the research, it is emphasized that the children’s
positioning as to the ethnic-racial relations, as well as their daily experiences in CMEI
indicated that: the organization of spaces and environment is still very grounded in an
ideology that values the "normative whiteness"; there is a predilection on the part of
adults and children, by the pattern I interpret with the concept of "Aryan aesthetics,"
ie, with Nordic pattern, with, besides the white skin, blond hair and blue eyes; black
children express discomfort with their racial-ethnic belonging, particularly for the skin
tone and the structure of the hair; whereas the white children show themselves with
assertiveness and demonstration of trust and self-confidence, initiative and
willingness to more frequent contacts with unfamiliar adults; black and white children
classify the black dolls as "ugly", and in the play time there is no segregation of racial
criteria, blacks and whites play together, however, at times it was noticeable
hierarchy of roles chosen and played by children. As a conclusion, it is highlighted
that the space does not give visibility to the characteristics of the black population, for
it offers a social environment with ample alternatives of the "generalized other" for
white children and alternatives limited to the white pattern to black children. And, it
should be reiterated the emerging needs for continuing education on the issue of
ethnic and racial relations education, to teachers and educators of early childhood
education.
Keywords: Childhoods. Educational Policy. Early Childhood Education. Identity.
Ethnic and Racial Relations.
Collections
- Teses [282]