• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil

    Thumbnail
    View/Open
    R - T - ARLEANDRA CRISTINA TALIN DO AMARAL.pdf (16.07Mb)
    Date
    2013
    Author
    Amaral, Arleandra Cristina Talin do
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Educação
    Educação de crianças - Curitiba (PR)
    Relações etnicas
    Relações raciais
    Politica e educação
    Educação de crianças - Aspectos políticos
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    Resumo: O presente trabalho traçou como objetivo analisar em que medida a implementação de políticas públicas educacionais, baseadas no artigo 26A da LDB se manifesta no cotidiano de um Centro Municipal de Educação Infantil em Curitiba - CMEI e interfere nos processos de construção da identidade étnico-racial de crianças negras e brancas que frequentam a instituição educativa. Os sujeitos privilegiados foram crianças de 3 a 5 anos, que frequentavam as turmas de Maternal III e Pré I, bem como os professores e educadores que atuavam na instituição no ano de 2012. Como metodologia, optou-se por desenvolver uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, que teve a observação como principal instrumento de coleta de dados, além da aplicação de questionário para os docentes. O marco referencial está articulado com uma concepção que identifica a criança como um sujeito social, atuante, capaz de posicionar-se frente às experiências vivenciadas. O texto defende que a noção de identidade é socialmente construída, assim, o foco principal foi analisar o modo como as crianças percebem, entre elas e junto aos adultos, as questões ligadas às relações étnico-raciais, verificando as possibilidades que elas têm de construir sua identidade étnico-racial no cotidiano do CMEI. Como resultado da pesquisa destaca-se que os posicionamentos das crianças quanto às relações étnico-raciais, bem como suas vivências cotidianas no CMEI indicaram que: a organização dos espaços e ambientes é ainda muito pautada em um ideário que valoriza a "branquidade normativa"; existe uma predileção, por parte de adultos e crianças, pelo padrão que interpreto com o conceito de "estética ariana", ou seja, padrão nórdico com, além de pele clara, cabelos loiros e olhos azuis; as crianças negras expressam desconforto em relação ao seu pertencimento étnico-racial, principalmente quanto ao tom da pele e a estrutura dos cabelos; já as crianças brancas se mostram assertivas e com condutas de demonstração de segurança, autoconfiança, iniciativa e predisposição a contatos mais frequentes com adultos não familiares; crianças negras e brancas classificam as bonecas pretas como "feias" e nas brincadeiras não existe segregação em função de critérios raciais, negros e brancos brincam juntos, no entanto, em alguns momentos foi possível notar hierarquização de papéis escolhidos e desempenhados pelas crianças. Como considerações finais, ressalta-se que o espaço não dá visibilidade às características da população negra, pois oferece um ambiente social com alternativas amplas de "outro generalizado" para as crianças brancas e alternativas limitadas ao padrão branco para as crianças negras. E reitera-se a emergente necessidade de formação continuada sobre a educação das relações étnico-raciais para os professores e educadores da educação infantil. Palavras-chave: Infâncias. Políticas Educacionais. Educação Infantil. Identidade. Relações Étnico-raciais.
     
    Abstract: This work drew to analyze to what extent the implementation of educational policies, based on Article 26A of LDB occurs in the daily routine of a Municipal Early Childhood Center in Curitiba - CMEI and interferes in the process of construction of the ethnic and racial identity of the black and white children attending the educational institution. The privileged subjects were children 3-5 years old, attending classes of Maternal III and Pre I, and teachers and educators who worked in the institution in the year 2012. The methodology was drawn to develop an ethnographic qualitative research, which took the observation as the main instrument of data collection, in addition to a questionnaire for teachers. The framework is articulated with a conception that identifies the child as a social and active subject, able to position themselves in the face of experiences. The text argues that the notion of identity is socially constructed, thus, the main focus was to examine how children perceive, among themselves and with the adults, issues related to ethnic-racial relations, verifying the possibilities they have to build their ethno-racial identity in the daily routine of the CMEI. As a result of the research, it is emphasized that the children's positioning as to the ethnic-racial relations, as well as their daily experiences in CMEI indicated that: the organization of spaces and environment is still very grounded in an ideology that values the "normative whiteness"; there is a predilection on the part of adults and children, by the pattern I interpret with the concept of "Aryan aesthetics," ie, with Nordic pattern, with, besides the white skin, blond hair and blue eyes; black children express discomfort with their racial-ethnic belonging, particularly for the skin tone and the structure of the hair; whereas the white children show themselves with assertiveness and demonstration of trust and self-confidence, initiative and willingness to more frequent contacts with unfamiliar adults; black and white children classify the black dolls as "ugly", and in the play time there is no segregation of racial criteria, blacks and whites play together, however, at times it was noticeable hierarchy of roles chosen and played by children. As a conclusion, it is highlighted that the space does not give visibility to the characteristics of the black population, for it offers a social environment with ample alternatives of the "generalized other" for white children and alternatives limited to the white pattern to black children. And, it should be reiterated the emerging needs for continuing education on the issue of ethnic and racial relations education, to teachers and educators of early childhood education. Keywords: Childhoods. Educational Policy. Early Childhood Education. Identity. Ethnic and Racial Relations.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/37002
    Collections
    • Teses & Dissertações [8467]

    Related items

    Showing items related by title, author, creator and subject.

    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV