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    A didática como disciplina escolar : estudo a partir dos manuais de didática geral

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    R - T - LEIA DE CASSIA FERNANDES HEGETO.pdf (1.952Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Hegeto, Léia de Cássia Fernandes
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Analisa elementos que configuram a Didática Geral como disciplina escolar, tomando como referência empírica os manuais publicados no Brasil a partir de 1980, entendidos como elementos visíveis do código disciplinar (CUESTA FERNANDEZ, 1998). A Didática, nesse período, teve sua trajetória marcada por discussões em torno do seu objeto enquanto campo de conhecimento e acerca de suas características como disciplina escolar. Opondo-se à perspectiva tecnicista da década anterior, o movimento de rediscussão ou reconstrução da Didática apontou transformações necessárias para atender às novas concepções de ensino, bem como às novas configurações sociais brasileiras após a redemocratização, que teve início em 1984. A questão central que orientou a pesquisa está relacionada à possibilidade de verificar se e como as discussões no campo de conhecimento se expressaram e se expressam nos Manuais de Didática Geral, cuja finalidade principal é orientar os professores para a ação didática ou, em outras palavras, ensinar a ensinar. A pesquisa, de natureza qualitativa e apoiada nos pressupostos teóricos do estruturismo, reconhecendo a dialética entre estrutura e ação, foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, foram localizados e identificados dezoito manuais de Didática Geral publicados no período; na segunda, foram selecionados nove destes manuais, três de cada década (1980, 1990, 2000). Para a análise, foram definidas categorias relacionadas ao conceito de Didática apresentado pelos autores, aos temas (clássicos e novos) que compõem o corpo de conhecimento da disciplina e às atividades didáticas propostas para o ensino da disciplina. Como resultado aponta-se que, tomando-se os manuais como elemento visível do código disciplinar, pode-se afirmar que as transformações ocorridas na Didática, enquanto campo científico, resultaram em uma focalização mais clara do objeto da disciplina em torno do ensino e dos elementos da ação docente, ressignificando suas finalidades no âmbito escolar. Defende-se a tese de que o código disciplinar da Didática expresso nos manuais, neste momento da trajetória da disciplina, evidencia uma reaproximação dos conteúdos e finalidades com o espaço da sala de aula e com os procedimentos de ensino, valorizando estratégias e técnicas sem desconhecer suas outras dimensões. Palavras-chave: Didática Geral. Código disciplinar. Manuais de Didática. Formação de professores.
     
    Abstract: Examines elements that make up Didactics as a school discipline, taking as empirical reference the Didactics manuals published in Brazil from 1980, defined as visible elements of the disciplinary code (CUESTA FERNANDEZ, 1998). The Didactics in this period had its trajectory marked by discussions around its object as a field of knowledge and about its features as school discipline. Opposing the technicist perspective of the previous decade, the movement of renewed discussion or reconstruction of Didactic pointed necessary transformations to meet the new teaching concepts, as well as new Brazilian social settings after the return to democracy, after 1984. The central question that guided the research is related to the possibility to check if and how the discussions in the field of knowledge were expressed and express the General Didactics Manuals, whose main purpose is to guide teachers to the teaching action or, in other words, teach to teach. The research of a qualitative nature and supported on theoretical assumptions of structurism, recognizing the dialectics between structure and action, was developed in two stages: first, eighteen manuals General Didactics published in the period were located and identified; second, we selected nine of those manuals, three from each decade (1980, 1990, 2000). For the analysis categories were defined related to the concept of Didactics presented by the authors, the themes (classic and new) that make up the discipline’s body of knowledge, and educational activities proposed for teaching the discipline. The results show that, taking the manuals as visible elements of the disciplinary code, it can be said that the Didactics discipline has been transformed in the last decades. The changes in Didactics, as a scientific field, resulted in a clearer focus on the object of discipline around the education and the elements of teaching action, giving new meaning to the purposes of discipline. The thesis that the disciplinary code of Didactics expressed in the manuals is defended, at this point of the discipline’s trajectory, shows a reconnection of the contents and purposes with classroom space and the teaching procedures, enhancing strategies and techniques without ignoring its other dimensions. Keywords: General Didactics. Disciplinary Code. Didactics Manuals. Teacher training.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/36997
    Collections
    • Teses & Dissertações [10507]

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