• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Histórias de professores de matemática do Colégio Militar de Curitiba

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - BRUNNA NHEVILLA DUTRA BARTH.pdf (795.3Kb)
    Date
    2014
    Author
    Barth, Brunna Nhevilla Dutra
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Matemática - Estudo e ensino
    Historia oral
    Narrativas pessoais
    Matemática
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Nesta dissertação, trabalho e memória estão presentes nas narrativas de trajetórias de professores marcadas pela busca de uma Educação Matemática no Colégio Militar de Curitiba. O objetivo da investigação foi o de instituir como fontes os textos construídos a partir de entrevistas feitas com professores de matemática do Colégio Militar de Curitiba, cujas narrativas evidenciam a interseção de histórias do trabalho, da carreira profissional e de suas vidas. A metodologia utilizada foi a da História Oral temática, com as entrevistas apresentadas na forma textualizada e validada pelos colaboradores. O resultado deste trabalho evidencia um conjunto de vozes que permitem ao leitor refletir sobre sua própria prática e sobre o ser professor. Palavras-chave: Educação Matemática. História Oral. Colégio Militar de Curitiba.
     
    Resumen: En esta disertación, el trabajo y la memoria están presentes en los relatos de los senderos de lós profesores marcados por la busca de una Educación de Matemáticas en el Colegio Militar de Curitiba. El objetivo de la investigación fue establecer como fuentes los textos construídos a partir de las entrevistas con los profesores de matemáticas del Colegio Militar de Curitiba, cuyas narraciones de relieve la intersección de las historias de trabajo, su carrera y su vida. La metodología utilizada fue la Historia Oral, con entrevistas que se presentan en texto y son validadas por los encuestados. El resultado de este estudio pone de relieve una serie de voces que permiten al lector a reflexionar sobre su propia práctica y sobre ser un maestro. Palabras clave: Educación matemática, Historia Oral, Colegio Militar de Curitiba.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/36993
    Collections
    • Teses & Dissertações [6988]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV