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dc.contributor.advisorHagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorFink, Rosanept_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T15:03:23Z
dc.date.available2022-12-14T15:03:23Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36900
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 05/06/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho investiga as representações sociais sobre ser professor alfabetizador e sua correspondência nas práticas de alfabetizadoras, no contexto de implantação da Nova Proposta de Ensino de Nove Anos, na rede municipal de União da Vitória – PR, para identificar os movimentos de reprodução e/ou a busca de novas lógicas de alfabetização. O grupo investigado de 10 professoras alfabetizadoras foi selecionado por procedimentos da pesquisa qualitativa com base em Lüdke e André (1985), e levaram em conta três categorias relativas às representações sociais: a) ser professor alfabetizador no contexto da nova proposta de ensino de 9 anos; b) o professor alfabetizador e o trabalho com a criança de seis anos e; c) as interferências da formação continuada nas representações e práticas de alfabetização. Para compreender e analisar as representações sociais na pesquisa optou-se pelas teorizações de Jodelet (2001), e por elementos histórico contextuais presentes nas concepções de Roger Chartier (1980; 1990). Essas posições teóricas foram complementadas por André (2010), Marcelo Garcia (2010) e Mazzotti (2008). Para a discussão da alfabetização, e sobre os domínios necessários à linguística e ao letramento, foram levados em conta os aportes teóricos de Soares (2003, 2012), Vygotsky (1998), Cagliari (1999), Kramer (1986) e Hagemeyer (2006). Na análise da pesquisa, considerando cada uma das três categorias anunciadas, foram identificadas as respectivas subcategorias a partir dos depoimentos e representações sociais obtidas. Constatou-se que as práticas das alfabetizadoras no contexto da Proposta de ensino de 9 anos, expressaram influências da formação continuada ofertada pela Secretaria de Educação de União da Vitória. Levando-se em conta os sistemas de objetivação e ancoragem de Jodelet (2001), na nova proposta de ensino, como o acompanhamento dos alunos na alfabetização do 1º para o 2º ano, os processos de recepção e novas práticas alfabetizadoras, demandam maior interlocução das Equipes Pedagógicas, para que sejam feitos de forma crítica e como domínio dos conhecimentos e saberes da alfabetização como letramento. Observou-se que as representações sociais e as práticas a elas correspondentes constituem o ser professor alfabetizador, sendo que as estratégias pedagógicas das alfabetizadoras indicaram tanto maneiras mais autônomas de construir as práticas em suas trajetórias, como prenúncios de mudanças de atitude e busca de novas lógicas de alfabetizar. Palavras-chave: Representações sociais. Alfabetização e Letramento. Práticas de alfabetização. Proposta de ensino de nove anos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper investigates the social representations about being literacy teacher and his correspondence in literacy practices in the context of implementation of the New Proposal for Teaching Nine Years in the municipal União da Vitória - PR, to identify the movements of reproduction and / or the search for new logical literacy. The group investigated 10 literacy teachers was selected by procedures of qualitative research based on Lüdke and André (1985), and took into account three categories relating to social representations: a) be literacy teachers in the context of the proposed new teaching nine years ; b) the literacy teacher and work with children six years and; c) interference of continuing education in the representations and practices of literacy. To understand and analyze the social representations research was chosen by the theories of Jodelet (2001), and contextual elements in historical conceptions of Roger Chartier (1980, 1990). These theoretical positions were complemented by André (2010), Marcelo Garcia (2010) and Mazzotti (2008). For a discussion of literacy and the necessary linguistic and literacy domains, were taken into account theoretical studies of Smith (2003, 2012), Vygotsky (1998), Cagliari (1999), Kramer (1986) and Hagemeyer (2006 ). In research analysis, considering each of the three categories announced their subcategories were identified from the interviews and social representations obtained. It was found that the practices of literacy in the context of the Proposed teaching nine years, expressed influences of continuing education offered by the Education Department of União da Vitória. Taking into account the systems of objectification and anchoring Jodelet (2001), the proposed new school, as the monitoring of students in literacy from the 1st to the 2nd year, the processes of reception and new literacy practices, require greater dialogue of Pedagogical teams, to be made critically and as the field of knowledge and learning of literacy and literacy. It was observed that social representations and practices corresponding to them are being literacy teacher, and the teaching of literacy strategies indicated both more autonomous ways of building practices in their careers, as harbingers of change in attitude and seeking new logical of literacy. Keywords: Social representations. Literacy and Literacy. Literacy practices. Proposal teaching nine years.pt_BR
dc.format.extent119 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadores - Formaçãopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleRepresentações sociais sobre ser alfabetizadora no contexto da proposta de ensino de 9 anos em União da Vitória : ancoragens para novas lógicas e práticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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