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dc.contributor.otherBevilaqua, Ciméa Barbato, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologiapt_BR
dc.creatorBecker, Gabriela Liedtkept_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T21:07:01Z
dc.date.available2022-12-01T21:07:01Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36863
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ciméia Barbato Bevilaquapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Defesa: Curitiba, 19/09/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação baseia-se no estudo etnográfico realizado em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) situado no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, Paraná. Acompanhando suas atividades cotidianas, procurei entender o que faz este CTG e quais são as relações estabelecidas por seus frequentadores. A observação mais atenta dos ensaios e das atividades de um dos seus grupos de danças gaúchas sugeriu que as competições artísticas entre os diferentes CTGs, organizadas e promovidas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, impulsionam os grupos a produzirem espetáculos de danças que sejam, simultaneamente, tradicionais e inovadores. Em busca de diferenciação, os grupos se empenham criativamente na produção de pesquisas sobre temas históricos que sustentarão seus espetáculos, e sobre quais vestimentas, objetos e comportamentos irão compor as suas apresentações de danças. A observação da elaboração de um destes espetáculos revelou um incessante debate no qual se produzem diferentes modos de inventar o passado. Através desse debate, novos elementos, qualidades, sentidos e atributos passam a compor as categorias "gaúcho" e "tradicional". Argumento, diante disso, que a "tradição gaúcha" é um resultado das relações estabelecidas entre muitos atores: pessoas integrantes dos diferentes CTGs, instrutores profissionais de danças gaúchas, instituições reguladoras das competições e diversas coisas como, por exemplo, livros, manuais, roupas, instrumentos musicais. Ao mesmo tempo, esta pesquisa procura mostrar como o vínculo de muitos frequentadores ao CTG e a sua intensa dedicação às atividades lá realizadas, para além do culto à "tradição gaúcha", são também amparados e articulados pela mobilização de emoções, de sentimentos e de religiosidades, por relações de parentesco e de afeto e, ainda, pela disposição em participar de atividades competitivas e artísticas nas quais é possível desafiar limites do corpo, adquirir prestígio e ser não somente "gaúcho", mas também "artista" e/ou "dançarino". Palavras-chave: Centros de Tradições Gaúchas (CTGs); tradicionalismo gaúcho; tradição; competições; espetacularização.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation is based on an ethnographic study realized in a "Gaucho Tradition Center (CTG)" located in Colombo, metropolitan region of Curitiba-Paraná. Accompanying their everyday activities, I tried to understand what does this CTG and what are the relationships established between its regulars. A closer observation of the rehearsals and activities of one of its dance groups suggested that the artistic competitions between different CTG’s, organized and promoted by the "Gaucho Traditionalist Movement", stimulate groups to produce shows of dances that are both traditional and innovative. Searching for differentiation, the groups engage creatively in the production of research on historical topics that will sustain their shows, and about which garments, objects and behaviors will make their dance presentations. The observation of the development of one of these performances revealed a ceaseless debate in which produce different ways of inventing the past. Through this debate, new elements, qualities, senses and attributes begin to compose the categories "gaucho" and "traditional". I argue, before it, that the "gaucho tradition" is a result of the relationships established between many actors: members of different CTG’s, professional instructors of gaucho dances, regulatory institutions of the competitions, and many things such as books, manuals, clothing and musical instruments. At the same time, this research pursue to show how the bond of many regulars of the CTG and their intense dedication to the activities conducted there, beyond the cult of "gaucho tradition" are also supported and articulated by the mobilization of emotions, feelings and religiosity, by kinship and relations of affection, and also for their willingness to participate in competitive and artistic activities in which it is possible to challenge the limits of the body, acquire prestige and be not only "gaucho", but also "artist" and/or "dancer". Keywords: Gaucho Tradition Centers (CTG’s); gaucho traditionalism; tradition; competitions; spectacularization.pt_BR
dc.format.extent205f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectGauchos - Culturapt_BR
dc.subjectGaúchos - Usos e costumespt_BR
dc.subjectGaúchos - Colombo (PR)pt_BR
dc.titleAlém da tradição : etnografando um CTG (Centro de Tradições Gaúchas) na Região de Curitiba, Paraná.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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