• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Sobre o significado físico do potencial de Källén-Sabry e o efeito do tamanho finito do núcleo no espalhamento de íons pesados

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - FABIO HENRIQUE SOUZA.pdf (785.8Kb)
    Data
    2003
    Autor
    Souza, Fábio Henrique
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Neste trabalho desenvolvemos a parte elétrica do potencial de polarização do vácuo, considerando o núcleo atômico como sendo uma distribuição esférica e homogênea de cargas. A diferença entre este potencial e o potencial de Uehling, que é o primeiro termo da expansão do potencial de polarização do vácuo para um núcleo pontual, é calculada numericamente e comparada com o potencial de Kãllén-Sabry, que é o segundo termo da mesma expansão. Verifica-se que este potencial não pode representar uma correção devido tamanho finito do núcleo. A seção de choque simetrizada que leva em conta os efeitos do potencial de polarização do vácuo é desenvolvida até chegar a uma formato que permite a obtenção de resultados numéricos. O desvio percentual desta seção de choque em relação a seção de choque Mott, a qual leva em conta apenas a interação coulombiana é calculado numericamente e o resultado reforça a conclusão de que o potencial de Kãllén-Sabry não pode representar uma correção devido ao tamanho finito do núcleo.
     
    Abstract:In this work, we develop the eletric part of vacuum-polarization potential for a nucleus with a spherical and homogeneous distribuition of charges. The difference between this potential and the Uehling potential, which is the first term of the point-nucleus expansion of the vacuum-polarization potential, is calculated numerically and compared with the Kãllén-Sabry potential, which is the second term of same expansion. We verify what this potential does not represent a correction due to the finite size of the nucleus. The simmetrical cross section what taken into account vacuum-polarization potential effect is developed to a convenient form in order to perform the numerical calculation. The deviation, in percentage of this cross section with respect to the Mott cross section, which taken into account only Coulomb interaction, is determined numerically and the result reinforce the conclusion that the Kãllén-Sabry potential does not represent a correction due to the finite size of the nucleus.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/36619
    Collections
    • Teses & Dissertações [10497]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV