Os partidos na rede : ação política virtual das instituições partidárias brasileiras

Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Rocha, Leonardo Caetano da, 1987-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho busca contribuir para o desenvolvimento dos estudos relativos ao impacto da introdução das novas TICs nas democracias contemporâneas, especialmente no que diz respeito à atuação dos partidos políticos nos meios digitais. Mais especificamente, buscaremos compreender como os partidos políticos brasileiros têm se comportado diante das mudanças ocorridas no processo comunicativo em decorrência do advento e expansão da internet, e como têm aderido às novas potencialidades desta mídia. Analisaremos a utilização fora do período eleitoral de websites e páginas em redes sociais (Facebook), pelos diretórios nacionais dos partidos políticos no Brasil. Por meio de um exame da literatura sobre internet e partidos, observamos a existência de tendências divergentes quanto à possibilidade de incremento na participação política, na relação entre representantes e representados e na competição interpartidária promovidas pela introdução das novas mídias no mundo político. As contribuições da literatura, também provenientes das pesquisas empíricas nacionais e internacionais sobre a ação partidária nas novas mídias, nos permitiram formular as hipóteses que embasam o desenvolvimento deste trabalho: (I) Os partidos têm aumentado e qualificado sua presença na internet, contudo, sem focar em uma utilização mais interativa e mobilizadora; (II) Partidos maiores tendem a utilizar a internet de forma mais eficaz; (III) A ideologia não é um fator preponderante para diferenciar a ação dos partidos na web; (IV) Existe um acentuado grau de personalismo nas ferramentas digitais partidárias; (V) O uso das redes sociais tem aumentado em detrimento ao uso dos websites. Com efeito, as ferramentas digitais compreendidas neste estudo serão submetidas à análise com base em metodologia também advinda do diálogo com a literatura, tendo em vista quatro dimensões de análise: difusão da informação, interação, mobilização e sofisticação. Dessa forma, testaremos as presentes hipóteses por meio de análises de conteúdo e testes estatísticos através do programa SPSS, diagnosticando como estão estruturadas as ferramentas virtuais dos partidos brasileiros e qual o foco de suas políticas comunicacionais na internet. Palavras-Chave: Partidos políticos; Internet; TICs; Websites; Redes sociais; Facebook. Abstract: The present dissertation aims at contributing to the development of studies about the impact of the new ICTs introduction in contemporary democracies, especially regarding the political parties action on the digital media. More specifically, we aim at understanding how the Brazilian political parties have behaved in face of the changes occurred in the communicative process caused by the advent of Internet and its expansion, and adhered to new potentialities promoted by it. We will analyze websites and social networks pages (Facebook) use made by the national directories of Brazilian political parties, out of electoral period. Thought analysis of literature about internet and parties, we saw the existence of divergent trends related the possibilities of political participation increase, in the relationship between representatives and the represented people, and in the interparty competition provided by the introduction of new media forms on the political world. The literature contributions added to empirical national and international pieces of research about the party action in the new media allowed us to formulate the hypothesis that give base for developing this study: (I) Parties have raised and qualified their presence on the Internet, however, without focusing on a more interactive and mobilizing use; (II) Larger parties tend to use the Internet more effectively; (III) Ideology is not a preponderant factor to differentiate parties action on web; (IV) There is a high level of personalism in digital parties tools; (V) The use of social networks have increased over the use of websites. Indeed, the digital tools included in this study will be submitted to analyses based on methodology that also arises from dialogue with literature, focusing in four analyses dimensions: Information diffusion, interaction, mobilization and sophistication. Thus, we will test these hypothesis effecting content analyses and statistical tests thought specific programs, diagnosing how the virtual tools used by Brazilian parties are structured and what is the focus of their communication policies in the internet. Key-words: Party politics; Internet; ICTs; Websites; Social networks; Facebook.
Collections
- Teses & Dissertações [10471]