Enfoque CTS no ensino de física : um estudo com estagiários da licenciatura em física
Resumo
Resumo: O enfoque CTS se justifica pela busca em formar cidadãos cientifica e tecnologicamente alfabetizados e que possam participar da tomada de decisão sobre as relações envolvendo ciência, tecnologia e sociedade. Nesse sentido, a formação dos professores torna-se também um tema de grande importância para que possam desenvolver essa abordagem na Educação Básica. Defendendo a importância do Enfoque CTS na educação em ciências a pesquisa aqui desenvolvida tem como objetivos: compreender as concepções de futuros professores de física acerca das relações entre ciência, tecnologia e sociedade; analisar de que forma o curso de formação inicial está abordando as discussões nessa temática, além de analisar as possibilidades de dificuldades na implementação de atividades com enfoque CTS em aulas no Estágio. Os sujeitos da pesquisa, três Licenciandos da Licenciatura em Física, foram selecionados a partir de um questionário inicial. Na sequência, foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada a fim de compreender quais eram as concepções dos sujeitos acerca das relações entre CTS, além de suas percepções sobre o ensino dessas relações no Ensino Médio, em Física. Na sequência, os sujeitos desenvolveram sua docência no estágio, onde escolheram o enfoque CTS como abordagem metodológica. Após a docência no estágio, nova entrevista semiestruturada foi desenvolvida, com o objetivo de compreender as dificuldades e as possibilidades da implementação desse enfoque nas suas aulas de Física. Finalmente, o relatório de estágio de autoria dos mesmos sujeitos foi analisado. Percebeu-se que esses sujeitos possuem posicionamentos críticos e de superação dos mitos de neutralidade da Ciência e Tecnologia (CT), visões que se aproximam dos objetivos do Enfoque CTS e o CTS enquanto um meio para discutir estas relações. Em relação à implementação das atividades no estágio, os sujeitos ressaltam a dificuldade de contemplar os conceitos da física no enfoque CTS. Nas duas entrevistas, eles ressaltam a falta dessas discussões em seu curso de formação inicial, especialmente devido ao perfil profissional dos seus docentes na universidade e ao enfoque de seu próprio curso, que apesar de citar em seu projeto pedagógico uma competência na linha do CTS, não está estruturado para desenvolver essas discussões em sala de aula. Palavras chave: Enfoque CTS; Formação de Professores de Física; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Ensino de Física. Abstract: The CTS approach is justified by the search on how to educate scientific and technologically literate citizens, in a way that make them able to participate into important decisions which refer to science, technology and society. In this sense, teacher training also becomes an important issue for them to develop this approach on Basic Education. Advocating the importance of the CTS approach in science education , this research aims to: understanding the concepts of future physics teachers about the relationship between science, technology and society, analyzing how the initial teacher training course is addressing in this discussion and examining the possibility and difficulties in implementing activities with a CTS approach in Physics classes, during training. Three undergraduates of the Degree in Physics have been chosen after answering an initial questionnaire. This was followed by a semi-structured interview that was developed in order to understand what were the individual's conceptions about the relationship between CTS, as well as their perceptions about the teaching of these relationships in high school's Physics classes. After that, these undergraduates developed their teaching on the stage, where they chose the CTS as a methodological approach. After teaching at the stage, a new semi-structured interview was developed in order to understand the difficulties and possibilities of implementing this approach in their Physics classes. Finally, their report has been analyzed as a way to enrich the theme that has been purposed. It was felt that these undergraduates have critical positions and they overcome the myth of neutrality of Science and Technology. Their point of view are approximated to the aims of CTS and CTS Approach as a way to discuss these relationships. Concerning the implementation of the pedagogical activities on stage, the undergraduates underscore the difficulty of teach the physics concepts in the CTS approach. In both interviews, they point out the lack of these discussions in their initial teachers training course, especially because of the professional profile of its teachers at the college and the focus of its own undergraduation course that, although mentioning in the Pedagogical Project the competence on the CTS line, it is not structured to develop these discussions in the classroom. Keywords: CTS Approach; Physics Teachers Education; Science; Technology and Society; Physics teaching.
Collections
- Teses & Dissertações [10457]