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dc.contributor.authorMaas, Mauricio Alexandrept_BR
dc.contributor.otherValore, Luciana Albanesept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-27T11:51:27Z
dc.date.available2020-02-27T11:51:27Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36398
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Luciana Albanese Valorept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 28/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Psicologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o modo como a Educação Física e seus profissionais se constituem nas relações institucionais, entendidas como práticas discursivas, a partir das imagens produzidas pelos estagiários das academias de ginástica. O trabalho tem especial justificativa dado o destaque que o Brasil tem no cenário internacional pelo grande número de academias de ginástica (de acordo com o CONFEF, é o segundo país com maior número de academias), fato que se reverte na ampliação das possibilidades de atuação profissional na área da Educação Física, mas também na necessidade de se ampliar a reflexão sobre a profissão nestes espaços de atuação. Para tanto, adota-se como referencial metodológico a Análise Institucional do Discurso - AID, proposta por Marlene Guirado a partir de articulações com o pensamento foucaultiano, a análise de discurso da escola francesa e a psicanálise freudiana. Tal escolha está calcada na possibilidade de propiciar uma leitura da constituição mútua sujeito-discursoinstituição, de forma a se (re)conhecer aquilo que foi (des)conhecido na manutenção dos discursos aos quais os participantes da pesquisa se imbricam e, por outro lado, (re)conhecer os elementos exaltados por tais discursos. O corpus discursivo desta pesquisa é formado por cinco entrevistas semiestruturadas, realizadas com estagiários de academias de ginástica de pontos distintos da cidade de Curitiba. A partir das falas dos entrevistados, verifica-se que a Educação Física se constitui como profissão nas diversas disputas internas e externas ao seu campo imediato, materializadas nas relações institucionais entre os próprios profissionais, entre eles e sua clientela, entre as profissões. E nas academias de ginástica, como pivô destas disputas, figura o binômio saúde-estética corporal que, em geral, toma um viés de oposição. No embate que se forma a partir desta oposição, chama a atenção o modo veemente como os entrevistados sustentam a saúde como objetivo da profissão, num contexto em que impera o discurso do padrão estético corporal. No mesmo sentido, tal embate, marcado por relações de poder e resistência, parece causar uma crise envolvendo o objeto institucional da Educação Física: de um lado, a sociedade demandando o professor de Educação Física como meio para se alcançar um corpo esteticamente ideal, do outro lado, os jovens profissionais de Educação Física oferecendo seu serviço para a obtenção de condições melhores de saúde. E neste confronto, os estagiários se produzem subjetivamente posicionandose e sustentando o embate nos seus discursos e práticas cotidianas. Palavras-chave: Educação Física; Culto ao corpo; Saúde; Subjetividade; Análise Institucional do Discurso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The search for more sustainable alternatives in agriculture led to an increase in the adoption of Integrated Crop-Livestok Systems (ICLS) and a striking feature of these systems is the succession between grasses and crops, and the main forage species used, besides the great forage potential, also have great potential as weeds. Thus, to establish an adequate system of production, monitoring and control of forage species is essential. In subtropical climates, ICLS with grazing in winter and grain production in summer have been widely adopted as an important agricultural model. Forages of the Poacea plant family are the main winter forage in those systems and their combination with white clover (Trifolium repens L.) (WC) is an alternative for increasing the nutritional quality of winter pastures in addition to the contribution of biological nitrogen fixation in the system. However, the perennial life cycle of WC and its tolerance to a wide range of herbicides turns difficult its control, creating the possibility of its coexistence with the subsequent grain crop, but its control is necessary to prevent grain yield reduction in the subsequent summer crop. Assuming that different active ingredients have generated levels of WC control, an experiment was conducted at Guarapuava in Paraná state, Brasil (25º23'36"S, 51º27'19"W) to evaluates even post-emergent herbicides, with or without sequential applications of glyphosate plus two control treatments (without WC control and complete WC control). Treatments were arranged in a 7 x 2 + 2 factorial in randomized complete block design with 3 replications. The aim was to generate a gradient of WC control so as to (i) understand the interference of WC on the development and production of soybean and (ii) identify possible post-emergence herbicides for soybeans that control WC. Less control of white clover resulted in lower soybean nodulation, which affected the crop development, and significantly decreased dry mass of the above ground plant and roots. The reduced number of nodes m-2 directly affected the soybean production. The postemergence glyphosate herbicide chlorimuron-ethyl (with two sequential applications), and lactofen showed satisfactory control of WC. key-words: Intercropping; Trifolium repens L.; Glycine max L.(Merrill); herbicide;pt_BR
dc.format.extent150f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleA educação do corpo em enunciação nas academias de ginástica : discursos do profissional de Educação Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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