O estudante de música ativo na sua construção de conhecimento : contribuições da Técnica Alexander para o estudo do violino e da viola
Abstract
Resumo: O estudo deliberado é uma atividade fundamental na aprendizagem do instrumentista. Essa etapa de trabalho normalmente ocorre sem a supervisão direta do professor ou outra pessoa, por isso chamada estudo individual. Este não consiste num mero treino de habilidades visando a performance, mas implica num processo de aprendizagem, no qual o estudo deliberado é impulsionado pelo dínamo concepção/execução, conduzindo à autonomia do instrumentista. Esta dissertação parte do pressuposto de que se o estudo individual não estiver embasado numa metodologia clara, põe-se em risco tanto a eficiência do processo de aprendizagem quanto a saúde do instrumentista. Assim, propõe-se neste estudo a discussão da Técnica Alexander como ferramenta pedagógica para conduzir o instrumentista e, especificamente, o violinista ou violista, à autonomia no seu processo de aprendizagem. As informações foram levantadas através de pesquisa bibliográfica sobre as seguintes categorias de conteúdo: aprendizagem ativa, prática deliberada, métodos ativos de educação musical, pedagogia do violino e da viola, Técnica Alexander, Técnica Alexander aplicada à pedagogia e performance instrumental. As informações reunidas na pesquisa foram submetidas à análise qualitativa, utilizando como quadro teórico a concepção de aprendizagem ativa. Palavras-chave: Pedagogia instrumental. Prática deliberada. Técnica Alexander. Métodos Ativos de Educação Musical. Abstract: Deliberate practice is a critical activity in the performer's learning. In this stage, training typically occurs without the direct supervision of a teacher or any other person, therefore being called individual practicing. Such practicing, however, does not imply only in a mere strengthening of skills, aiming at a specific performance. It actually consists of a learning process, in which the conception/execution process aiming at the musician's autonomy drives this deliberate, laborious practicing. This dissertation is based on the assumption that, unless the self-studying is grounded in a solid methodology and clear method, both the efficiency and the health of the musician may be in jeopardy. Thus, this study will suggest Alexander Technique as a pedagogical resource to guide the musician, specifically the violinist and violist, towards autonomy in his own learning process. The information was collected through a literature review in the following categories: active learning, deliberate practice, active methods of music education, violin and viola pedagogy, Alexander Technique, Alexander Technique applied to pedagogy and instrumental performance. The contents were subjected to qualitative analysis, referring to the concept of active learning as a theoretical framework.
Key words: Instrumental pedagogy. Deliberate practicing. Alexander Technique. Active Methods of Music Education.
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- Teses & Dissertações [10419]