• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A Concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivo

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - ANDRESSA FERNANDA AUGUSTIN.pdf (1.083Mb)
    Date
    2014
    Author
    Augustin, Andressa Fernanda
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Dissertações
    Psicologia
    Educação - Estudo e ensino
    Escolas particulares
    Conhecimento e aprendizagem
    Sistemas de ensino
    Materialismo histórico
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: A CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO PRIVADO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS SISTEMAS DE ENSINO DOM BOSCO, OBJETIVO E POSITIVO Contemporaneamente convivemos com um discurso que afirma a crise da razão e a descrença em verdades universais explicativas, o que certamente traz desdobramentos importantes para a educação escolar. Neste sentido, o presente estudo busca identificar a concepção de conhecimento no ensino privado brasileiro, setor em crescimento constante e sobre o qual não se encontram muitas pesquisas. Tendo como fundamentação teórico-metodológica o materialismo histórico-dialético, iniciou-se a pesquisa pela revisão teórica acerca do universo ideológico e material contemporâneo, expresso na reestruturação produtiva do capital apoiado pelo neoliberalismo e pensamento pós-moderno, até chegar aos desdobramentos deste contexto na educação escolar brasileira. Na sequência, tomou-se como fonte de dados as propostas pedagógicas disponibilizadas nos websites de três sistemas de ensino particulares de grande abrangência no país: Dom Bosco, Objetivo e Positivo. Os dados obtidos foram analisados a partir de um conjunto de eixos para, em seguida, serem reanalisados de maneira a ressaltar as concepções de conhecimento neles presentes. A partir destas análises foram explicitados os elementos que compõem uma determinada concepção do conhecimento, os quais, de modo articulado, resultam em um ecletismo de tendências pedagógicas, utilizadas de maneira a construir um discurso sedutor, apto a tornar os sistemas em questão mais atraentes e vendáveis, porque condizentes com o universo ideológico contemporâneo e as demandas do mercado de trabalho. Palavras-chave: Pós-modernidade. Educação. Conhecimento. Ensino privado. Sistemas de ensino.
     
    Abstract: THE CONCEPT OF KNOWLEDGE IN PRIVATE EDUCATION IN BRAZIL: AN ANALYSIS OF THE EDUCATIONAL SYSTEMS DOM BOSCO, OBJETIVO AND POSITIVO Currently we experience an argument that claims the crisis of reason and the disbelief in universal truths, what certainly brings significant consequences to schooling. In this sense, the present study aims to identify the concept of knowledge in Brazilian private education, a sector in constant growth and without many researches about it. Supported by the theoretical-methodological framework of dialectical and historical materialism, the research initiated with a review of the literature about the current ideological and material universe, expressed in the productive reorganization of capitalism, supported by neoliberalism and postmodern thought, until reach its consequences to Brazilian schooling. In the sequel, the pedagogical proposals available on the websites of three wide covering private educational systems in Brazil - Dom Bosco, Objetivo and Positivo - were taken as a data source. Data were analyzed from a set of categories and, in what follows, were reanalyzed in order to emphasize the concepts of knowledge that were found. Based on these analyzes, the elements that compose a particular concept of knowledge were indicated, elements that in combination result in an eclecticism of pedagogical tendencies, used in order to create an alluring speech, capable of making the researched systems more attractive and marketable, in agreement with contemporary ideological universe and the demands of the labor market. Keywords: Postmodernity. Schooling. Knowledge. Private education. Educational systems.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/36285
    Collections
    • Teses & Dissertações [6964]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV