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dc.contributor.advisorAires, Joanez Aparecida, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorFabricio, Caroline Moratopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T11:35:31Z
dc.date.available2024-04-08T11:35:31Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36283
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Joanez Aparecida Airespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 28/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A literatura da área de Educação em Ciências tem investigado estratégias didáticas para enfrentar os diversos problemas relacionados ao Ensino de Ciências. A abordagem História e Filosofia da Ciência tem se destacado por sua contribuição para o enfrentamento de alguns destes problemas, como a desconstrução de algumas concepções de senso comum sobre a Ciência e o desenvolvimento científico, tais como: a concepção empírico-indutivista, visão rígida e exata da prática científica, visão aproblemática e ahistórica, visão acumulativa de crescimento linear, visão individualista e elitista e ainda visão socialmente neutra da Ciência. Autores como Matthews (1995), Gil Pérez et al (2001), Loguercio e Del Pino (2006) e Porto (2011), por exemplo, defendem que abordar os conteúdos com enfoque histórico e filosófico torna-os mais significativos na medida em que os conceitos são apresentados dentro de um contexto, vinculado com a própria História, favorecendo a interdisciplinaridade. Com base nesses argumentos, considera-se importante que o professor faça uso de tal abordagem para promover aulas de ciências mais desafiadoras e reflexivas, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico, ampliando a aprendizagem dos alunos. Entretanto, alguns autores relatam que existem algumas dificuldades na utilização desta abordagem. Para Martins (2006), estas dificuldades estão relacionadas aos seguintes fatores: i) à carência de um número suficiente de professores com formação adequada para pesquisar e ensinar de forma correta a História da Ciência; ii) ao mal entendimento da própria natureza da História da Ciência e seu uso na Educação; e ainda iii) a falta de material didático adequado. No contexto desta terceira dificuldade estão os Livros Didáticos, os quais correspondem ao recurso didático mais utilizado pelo professor da Educação Básica nas suas aulas. Considerando a importância que os Livros Didáticos tem no contexto educacional, este trabalho teve como objetivo analisar os Livros Didáticos de Química, tendo por base a abordagem História e Filosofia da Ciência. Mais especificamente, buscou-se investigar se, ao tratar do conceito Combustão do século XVIII, os Livros Didáticos de Química, selecionados no PNLEM/2008 e que foram selecionados novamente no PNLD/2012, atendem às orientações destes Programas, se levaram em consideração a literatura existente sobre abordagem HFC e se houve mudanças de uma avaliação para outra. A investigação dos Livros Didáticos ocorreu a partir da Análise de Conteúdo e o resultado apontou que todos os Livros analisados apresentam problemas com relação ao conteúdo histórico e filosófico e alguns reforçam concepções deformadas sobre a Ciência e o desenvolvimento científico.pt_BR
dc.description.abstractabstract: The literature of Education Sciences has investigated teaching strategies to confront the various problems related to the Teaching of Science. The History and Philosophy of Science approach has been noted for its contribution to confront some of these problems, as the deconstruction of some conceptions of common sense on science and scientific development, such as: empirical-inductive conception, rigid and accurate view of scientific practice, unproblematic and ahistorical vision, vision cumulative linear growth, individualistic and elitist vision and still socially neutral view of science. Authors such as Matthews (1995), Gil Perez et al (2001), and Loguercio Del Pino (2006) and Porto (2011), for example, argue that addressing the contents with historical and philosophical approach becomes more significant in that concepts are presented in context, linked with the history itself, favoring interdisciplinarity. Based on these arguments, it is considered important that the teacher make use of such an approach to promote lessons more challenging and reflective sciences, stimulating the development of critical thinking, enhancing student learning. However, some authors report that there are some difficulties in using this approach. To Martins (2006), these difficulties are related to the following factors: i) the lack of a sufficient number of trained teachers to research and teach correctly the History of Science; ii) the misunderstanding of the very nature of the history of science and its use in education; and also iii) the lack of adequate teaching materials. Within this third difficulty are the textbooks, which correspond to the didactic tool most used by the teacher of the Basic Education in their lessons. Considering the importance that the textbooks have in the educational context, this work aimed to analyze the textbooks of Chemistry, based on the History and Philosophy of Science approach. More specifically, we sought to investigate whether, when dealing with combustion concept of the eighteenth century, Textbook of Chemistry, selected in PNLEM/2008 and were selected again in PNLD/2012, meets the guidelines of these programs, it was taken into consideration existing literature on HPS approach and whether there were changes from one evaluation to another. Investigating Textbooks occurred from the the Analysis of Contents and the result showed that all the books have analyzed problems regarding historical and philosophical content and some deformed reinforcing conceptions about science and scientific development.pt_BR
dc.format.extent132f. : .tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Históriapt_BR
dc.subjectQuimica - Históriapt_BR
dc.subjectCombustãopt_BR
dc.titleA abordagem histórica e filosófica da ciência nos livros didáticos de química - PNLEM/2008 e PNLD/2012 : um estudo sobre a combustão no século XVIIIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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