Uma investigação sobre o conceito de não-neutralidade da moeda na escola austríaca e pós-keynesiana
Resumo
Resumo: Esta dissertação promove uma discussão sobre o conceito de não-neutralidade da moeda na escola pós-keynesiana e austríaca, visando identificar as principais similaridades e divergências entre ambas a respeito do tema. Primeiramente apresentamos uma introdução com um breve resgate histórico da evolução do conceito de (não)neutralidade da moeda na ciência econômica desde os autores clássicos até os dias de hoje, para em seguida apresentar uma conceituação precisa das duas escolas que são o tema do trabalho. A partir daí desenvolvemos uma discussão a respeito dos impactos das metodologias utilizadas por pós-keynesianos e austríacos em relação ao mainstream, sobre as suas concepções de moeda pela ótica do realismo. Posteriormente, fazemos uma análise mais aprofundada sobre o conceito de não-neutralidade da moeda e seus impactos sobre o sistema econômico na escola pós-keynesiana e austríaca, para for fim compará-los. Chegamos à conclusão que apesar das muitas divergências evidentes entre as duas escolas, também existem similaridades notáveis entre elas, como a busca por uma abordagem mais próxima da realidade, a percepção de que em um ambiente de incerteza é natural que as pessoas desejem reter moeda e que os ciclos econômicos são processos endógenos do sistema econômico, nos quais a moeda sempre desempenha um papel de destaque. Abstract: This dissertation provides a discussion about the concept of non-neutrality of money in the post-Keynesian and Austrian school, aiming to identify the main similarities and differences between both on the subject. First we present an introduction with a brief historic review of the evolution of the concept of (non) neutrality of money in economic science from the classical authors to today, to then present a conceptualization of the two schools that are the subject of the work. From there we develop a discussion about the impacts of the methodologies used by post-Keynesians and Austrians in relation to mainstream, about their conceptions of money by the optical of realism. Subsequently, we do a further analysis on the concept of non-neutrality of money and its impact on the economic system in post-Keynesian and Austrian school, to go in order to compare them. We came to the conclusion that despite many obvious differences between the two schools, there are also striking similarities between them, as the search for an approach closer to the reality, the perception that in an environment of uncertainty it is natural that people wish to retain currency and that economic cycles are endogenous process of the economic system, in which the currency always plays a prominent role.
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