O consumo na experiência turística : o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR
Resumo
Resumo: O mercado de souvenirs está presente na maior parte dos destinos turísticos do mundo, ofertando diversos de produtos para turistas ávidos por consumirem itens como lembranças das experiências vividas em um determinado espaço turístico. A cidade de Curitiba é um destino turístico urbano por onde seus visitantes têm a oportunidade de consumir souvenirs, ofertados em estabelecimentos comerciais no entorno dos seus principais atrativos turísticos. Este estudo se iniciou a partir da seguinte problemática: Como o consumo de souvenirs afeta as experiências turísticas em Curitiba-PR? Para elucidar este problema, a pesquisa foi estruturada com o objetivo de analisar como o consumo de souvenirs afeta as experiências turísticas em Curitiba. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa multidisciplinar, envolvendo geografia, turismo, marketing e design como campos de conhecimento necessários para se compreender o objeto de estudo. Foi realizado um estudo de caso, na cidade de Curitiba, especificamente na porção do espaço urbano que abrange o circuito de ônibus da Linha Turismo, que contempla vinte e quatro pontos de parada para visitação de atrativos turísticos. Este estudo trata de uma pesquisa exploratória, qualitativa e que se utilizou da abordagem do Design Thinking para direcionar o enfoque da investigação para o olhar do turista consumidor de souvenirs que vivencia experiências em Curitiba. A abordagem multidisciplinar propiciou a aplicação de uma metodologia que abrange os quatro campos do conhecimento já citados, obtendo-se assim, a contribuição de cada uma destas áreas nas diferentes etapas da pesquisa. Inicialmente foi realizado um estudo da distribuição espacial da oferta de souvenirs no espaço urbano de Curitiba, resultando em um mapa que demonstra que a localização destes estabelecimentos comerciais se dá em função da conveniência espacial, ou seja, é a oferta destes produtos que se aproxima da demanda, na lógica do mercado turístico. Em seguida, foram realizadas cinco entrevistas com especialistas para se validar a metodologia da pesquisa, denominada de shadowing, que seria aplicada em duas etapas e a elaboração de personas. Primeiramente, em caráter de pré-teste, o shadowing foi realizado em dezessete estabelecimentos comerciais que vendem souvenirs, tanto lojas quanto barracas de feiras livres, resultando em uma análise sobre as experiências turísticas e de consumo nestes estabelecimentos. Depois, o shadowing foi realizado junto aos turistas que utilizavam o serviço da Linha Turismo. Nesta etapa, a pesquisadora acompanhou cada visitante durante todo o circuito de ônibus, descendo nos pontos de parada conforme as suas escolhas, sem que os mesmos conhecessem os objetivos da pesquisa. Ao final de cada shadowing o turista era entrevistado. Assim, esta etapa envolveu a participação de quarenta e cinco turistas. Assim, organizou-se os dados coletados em campo, verificando, especialmente as experiências turísticas (aprendizagem, entretenimento, evasão e estética), as atitudes dos turistas em relação ao espaço urbano (compreensão, crítica, reflexão e análise) e as experiências de consumo (pré-consumo, compra e consumo central). Com base nas quatro dimensões da experiência turística e nas quatro atitudes, a pesquisadora elaborou oito personas, que representam perfis de turistas consumidores de souvenirs, de acordo com o estudo realizado. Para validar os resultados da pesquisa, além de emparelhar os resultados com as discussões efetuadas no marco teórico, foram realizadas duas entrevistas com especialistas e um workshop com sessenta e cinco produtores de souvenirs da cidade de Curitiba. Os principais resultados apontam que o consumo de souvenirs está relacionado com as experiências dos turistas no destino e com as atitudes dos mesmos em relação ao espaço urbano visitado, assim como ao consumo emocional e racional, vinculado às experiências de consumo de cada turista, abrindo-se diversas possibilidades para discussão em torno do consumo experiencial no espaço turístico urbano. Abstract: Souvenirs market is being in most part of tourist destinations around the world, offering several products, proffered to tourists avid for use up thinks like gifts from lived experience in a particular tourist place. Curitiba’s city is an urban tourist destination where its visitors have an opportunity to buy souvenirs, offered in some business establishment around their main tourist attraction. This present study had started from the following issue: How souvenir’s consumption has an affect on tourist experiences in Curitiba-PR? In order to clarify this question, the research was organized aiming to analyze how souvenir’s consumption has an affect on tourist experiences in Curitiba. For the purpose of reach this goal, it was accomplished a multidisciplinary research, having to do with Geography, Tourism, Marketing and Design as a field of knowledge needed to realize this subject. It was accomplished a case study in Curitiba city, particularly in a allotted urban area that cover the bus tour made by Tourism Line, including twenty four bus stop to visit tourist attractions. This study deal with an exploratory survey, qualitative and used of the Design Thinking approach to guide the canvass focus to the tourist looking which is souvenir’s consumer living experiences in Curitiba. The multidisciplinary approach provided to applying a methodology that cover those four fields of knowledge mentioned previously, achieving thereby, aid from each one of these areas in different steps inside this research. First of all it was fulfilled a study of spatial arrangement from the souvenir’s supply in Curitiba urban area, leading to a map as a result witch shows that the position of these business establishments is due to spatial convenience, in other words, it’s a supply of this product that get close to the demand, in a touristic market logical. Then, it was accomplished five interviews with experts in order to corroborate the methodology of this research, entitled shadowing, that would be applied in two steps, and the personas development. Firstly, in a pre-test way, shadowing was applied in seventeen business establishments that sell souvenirs, as in regular stores as in street market tents, as a result an analysis about both tourist experience and consumption in these places. Further, shadowing was accomplished along with tourists that had been using Tourism Line service. In this stage, the researcher followed up on every visitor during the whole bus tour, coming down at bus stop as far as her choices was concerned, without even those tourists knew about main point of this survey. By the end of every shadowing the tourist was interviewed. Thus, this stage involved forty five tourists taking part. So, data collected in loco was organized, checking, especially tourist experiences (learning, entertainment, run away and esthetic), tourist attitudes as for urban space (understanding, criticism, reflection and analysis) and consumption experiences (previous consumption, acquisition and main use). Based on these four touristic cognitive content and four attitudes, the researcher created eight personas, which represent souvenir’s customer profile, according to this current study made. For the purpose of become true the result, besides matching the results along with debate performed in a theoretical basis, it was accomplished two interviews with experts and a workshop with sixty five souvenir’s manufacturer from Curitiba city. The main outcomes show that expenditure of the souvenirs is linked with tourist experiences on the spot and their own attitudes as far as urban area visited, as well as feeling and thinking consumption, related to usage experiences from each tourist, providing several possibilities to have an argument around experimental expenditure in the urban touristic area.
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- Teses & Dissertações [10341]