O luto de mães que perderam seu filhos : uma leitura psicanalítica
Resumo
Resumo: A partir de vivências em um grupo de pessoas que perderam um ente querido por óbito, composto na sua maioria por mães que perderam seus filhos, observou-se que o sofrimento apresentava-se dotado de alguma singularidade, o que intrigou o pesquisador. Diante disso, a presente dissertação teve como objetivo compreender psicanaliticamente como as mães vivenciam o luto decorrente da morte de um filho. Para este intento foram realizadas entrevistas com 12 mães que participavam de um grupo de apoio para pessoas enlutadas. Estas entrevistas foram transcritas e analisadas segundo o método proposto por Giorgi (2010) em que unidades de significado, transformadas em expressões de caráter psicológico, são sintetizadas em informações consistentes a respeito da experiência do sujeito, determinando-se a estrutura geral dos significados psicológicos. Destaca-se que a perda de um filho para estas mães configura-se como uma vivência extraordinária e excessiva. Soma-se a esta problemática o fato de que a relação mãe-filho possui um colorido narcísico que lhe confere peculiaridade, além disso, há uma pressuposição de que morrem os pais e avós antes dos filhos. A morte de um filho, portanto, parece romper com uma expectativa anterior de autoconfiança. Essa situação de surpresa e de excesso configura um caráter traumático à situação de perda. Se a mãe recebe acolhimento e um olhar que reconhece sua dor, o trauma segue seu curso estruturante e a elaboração do luto torna-se facilitada (introjeção). Se a dor da mãe é negada ou se há uma ausência deste "outro simbólico", esta característica de desmentido confere ao trauma um fator desestruturante (clivagem, incorporação). Nos casos de mães melancólicas encontramos, certamente, entraves ainda maiores. Em contrapartida, a função da narrativa na experiência grupal, ou mesmo na clínica individual, parece fornecer um modo de falar sobre o até então indizível da vivência traumática, facilitando uma representação possível. O analista pode adotar o lugar daquele que se coloca como capaz de ouvir sobre a experiência, que é insuportável ao entorno da mãe, e assim, propicia-se um reconhecimento à vivência da perda e sua decorrente dor. Parece ser coerente tomar como ponto de partida a construção com o sujeito de uma "esperança", no sentido de um suporte para que a mãe enlutada possa, de uma só vez, narrar e simbolizar, e portanto relembrar uma dor terrível, mas sustentar-se no tempo, necessário para a elaboração do luto. Abstract: From experiences in a group of people who have lost a loved one due to death, composed mostly by mothers who lost their children, it was noted that their suffering presented some uniqueness, what intrigued the researcher. Thus, this dissertation aimed to understand psychoanalytically how mothers experience mourning following the death of a child. For this purpose interviews were conducted with 12 mothers who participated in a support group for bereaved. These interviews were transcribed and analyzed according to the method proposed by Giorgi (2010), in which units of meaning, transformed into expressions of psychological character, are synthesized in consistent information about the experience of the subject, determining the overall structure of the psychological meanings. It is noteworthy that the loss of a child for these mothers is configured as an extraordinary and excessive event in their lives. Added to this problem there is the fact that the mother-child relationship has a narcissistic trait, what makes it peculiar, in addition, there is an assumption that parents and grandparents should die before their children. The death of a child, therefore, seems to break with a previous expectation of confidence. This situation of surprise and excess bring a traumatic nature to the loss situation. If the mother receives reception and have her pain recognized, trauma runs its structuring course and the elaboration of mourning becomes facilitated (introjection). If the pain is denied to the mother or if there is an absence of the "other symbolic", this feature of denial adds to the trauma a deconstructive factor (cleavage, incorporation). In cases of melancholy mothers we find certainly even greater obstacles. In contrast, the role of narrative in group experience, or even in the individual clinic, seems to provide a way of talking about the unspoken of the traumatic experience, facilitating a possible representation. The analyst can take the place of that one who is able to hear about the experience, which is unbearable to the ones which surround the mother, and thus provides a recognition of the experience of loss and its resulting pain. Seems to be consistent to take as a starting point to build with the subject a "hope", in the sense of a support, allowing the grieving mother, at once, to narrate and to symbolize and, therefore, recall a terrible pain, but sustain itself in the time required for the elaboration of mourning.
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