• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Contribuições da educação física escolar para a formação omnilateral do ser social : uma reflexão à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MATHEUS BERNARDO SILVA.pdf (2.253Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Silva, Matheus Bernardo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Está instaurada, no cenário nacional, a discussão da Educação Física escolar e o seu objeto de conhecimento. No bojo dessa discussão há uma tendência teórico-metodológica intitulada crítico-superadora que surgiu no início da década de 1990 no Brasil. Essa tendência baseia-se no materialismo histórico-dialético e propõe como objeto de conhecimento a categoria cultura corporal. Contudo, compreendemos que a crítico-superadora necessita de uma reafirmação enquanto tendência teórico-metodológica para a Educação Física escolar, capaz de, no âmbito dessa área do conhecimento, contribuir para a apresentação de subsídios para a análise e para o entendimento da totalidade concreta do mundo real. Atuando, assim, para a luta em proveito de um projeto histórico superador, perspectivando a formação omnilateral do indivíduo. Daí deriva o problema do presente estudo: (a) Qual é o objeto próprio da Educação Física no contexto da sociedade capitalista, quer do ponto vista subordinado quer do ponto de vista crítico? (b) Quais são os fundamentos explicitados na proposição pedagógica da tendência crítico-superadora para a Educação Física escolar? (c) Como podem ser aprofundadas as categorias fundamentais desta tendência pedagógica, como é a cultura corporal, a partir da mediação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica? Nesse contexto, formulamos a seguinte hipótese: a ênfase na categoria cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar pela tendência crítico-superadora trouxe um novo patamar de análise para essa área do conhecimento, que se encontra, porém, ainda factível de avanço por meio de uma maior precisão de sua categoria fundante. Tivemos como objetivo analisar a categoria cultura corporal, nas suas determinações e contradições do modo de produção capitalista e, com isso, intentar contribuir para o debate sobre o objeto da Educação Física escolar a partir dos fundamentos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tomamos como principal embasamento para essa pesquisa, de cunho teórico, o materialismo histórico-dialético como estofo metodológico. Portanto, o presente estudo foi elaborado por meio de três capítulos, a citar: 1) a discussão sobre a Educação Física escolar e seu objeto de conhecimento no bojo do modo de produção capitalista, dando ênfase ao atual estágio desse modo de produção, isto é, a acumulação flexível do capital; 2) a reflexão sobre a relação das categorias cultura e cultura corporal com a Educação Física escolar, tomando como aporte teórico de análise o materialismo histórico-dialético; 3) por fim, explicitamos fundamentos e pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica para a análise da categoria cultura corporal. Enfatizando, desse modo, principalmente, o desenvolvimento do psiquismo humano, a relação entre aprendizagem, ensino e desenvolvimento e a explicitação de elementos teórico-metodológico para a prática pedagógica. Concluímos esse estudo confirmando a nossa hipótese, ou seja, na necessidade de reafirmar a cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar. Todavia, a mesma necessita de um maior aprofundamento que se dá, a nosso juízo, por meio da mediação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, tendo como estofo metodológico o materialismo histórico-dialético.
     
    Abstract: Is established in the national scene, the discussion of school Physical Education and their subject knowledge. At the core of this discussion there is a theoretical-methodological critical-surpassing entitled surpassing that emerged in the early 1990s in Brazil. This trend is based on the historical and dialectical materialism and proposes as an object of knowledge category body culture. However, we understand that critical-surpassing requires a reaffirmation trended theoretical and methodological for Physical Education classes, able to, within this area of knowledge, contribute to the presentation of information for analysis and to understand the concrete totality of the real world. Acting thus for the fight in favor of a historical project superseder, viewing omnilateral the formation of the individual. Hence the problem derives from the present study: (a) What is the proper object of Physical Education in the context of capitalist society, from the point view of both the subordinate critical point of view? (b) What are the reasons explained in the critical-pedagogical proposition overmastering tendency for Physical Education? (c) As can be deepened the fundamental categories of this pedagogical trend, as is the body culture, from the mediation of cultural-historical psychology and historical-critical pedagogy? In this context, we formulate the following hypothesis: the emphasis in the category body culture as an object of knowledge of Physical Education for critical-surpassing trend has brought a new level of analysis for this area of knowledge, which is, however, still doable feed per through greater accuracy from its founding category. We had to analyze the category body culture in its determinations and contradictions of the capitalist mode of production and, thus, contribute to bring the debate on the subject of Physical Education from the foundations of cultural-historical psychology and historical-critical pedagogy. We take as the main basis for this research, a theoretical nature, the historical-dialectical materialism as a methodological padding. Therefore, the present study was prepared by three chapters, quote: 1) a discussion of the Physical Education and its object of knowledge in the core of the capitalist mode of production, emphasizing the current stage of this mode of production, is the flexible accumulation of capital; 2) reflection on the relationship of culture and physical culture classes with the Physical Education classes, taking as the theoretical analysis of the historical-dialectical materialism; 3) Finally, we underline foundations and assumptions of cultural-historical psychology and the historical-critical pedagogy for the analysis of body culture category. Emphasizing thereby mainly the development of the human psyche, the relationship between learning, teaching and development and explanation of theoretical and methodological elements for pedagogical practice. We conclude this study confirm our hypothesis, is, the need to reaffirm body culture as an object of knowledge of Physical Education. However, it requires a greater depth to give, in our opinion, through the mediation of cultural-historical psychology and historical-critical pedagogy, and the methodological padding historical-dialectical materialism.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/35851
    Collections
    • Teses & Dissertações [10564]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV