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    Contribuições da educação física escolar para a formação omnilateral do ser social

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    R - D - MATHEUS BERNARDO SILVA.pdf (2.253Mb)
    Date
    2014
    Author
    Silva, Matheus Bernardo
    Metadata
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    Subject
    Dissertações
    Educação fisica para crianças
    Educação fisica para crianças - Estudo e ensino
    Materialismo histórico
    Materialismo dialético
    Imagem corporal
    Psicologia educacional
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Está instaurada, no cenário nacional, a discussão da Educação Física escolar e o seu objeto de conhecimento. No bojo dessa discussão há uma tendência teórico-metodológica intitulada crítico-superadora que surgiu no início da década de 1990 no Brasil. Essa tendência baseia-se no materialismo histórico-dialético e propõe como objeto de conhecimento a categoria cultura corporal. Contudo, compreendemos que a crítico-superadora necessita de uma reafirmação enquanto tendência teórico-metodológica para a Educação Física escolar, capaz de, no âmbito dessa área do conhecimento, contribuir para a apresentação de subsídios para a análise e para o entendimento da totalidade concreta do mundo real. Atuando, assim, para a luta em proveito de um projeto histórico superador, perspectivando a formação omnilateral do indivíduo. Daí deriva o problema do presente estudo: (a) Qual é o objeto próprio da Educação Física no contexto da sociedade capitalista, quer do ponto vista subordinado quer do ponto de vista crítico? (b) Quais são os fundamentos explicitados na proposição pedagógica da tendência crítico-superadora para a Educação Física escolar? (c) Como podem ser aprofundadas as categorias fundamentais desta tendência pedagógica, como é a cultura corporal, a partir da mediação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica? Nesse contexto, formulamos a seguinte hipótese: a ênfase na categoria cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar pela tendência crítico-superadora trouxe um novo patamar de análise para essa área do conhecimento, que se encontra, porém, ainda factível de avanço por meio de uma maior precisão de sua categoria fundante. Tivemos como objetivo analisar a categoria cultura corporal, nas suas determinações e contradições do modo de produção capitalista e, com isso, intentar contribuir para o debate sobre o objeto da Educação Física escolar a partir dos fundamentos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tomamos como principal embasamento para essa pesquisa, de cunho teórico, o materialismo histórico-dialético como estofo metodológico. Portanto, o presente estudo foi elaborado por meio de três capítulos, a citar: 1) a discussão sobre a Educação Física escolar e seu objeto de conhecimento no bojo do modo de produção capitalista, dando ênfase ao atual estágio desse modo de produção, isto é, a acumulação flexível do capital; 2) a reflexão sobre a relação das categorias cultura e cultura corporal com a Educação Física escolar, tomando como aporte teórico de análise o materialismo histórico-dialético; 3) por fim, explicitamos fundamentos e pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica para a análise da categoria cultura corporal. Enfatizando, desse modo, principalmente, o desenvolvimento do psiquismo humano, a relação entre aprendizagem, ensino e desenvolvimento e a explicitação de elementos teórico-metodológico para a prática pedagógica. Concluímos esse estudo confirmando a nossa hipótese, ou seja, na necessidade de reafirmar a cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar. Todavia, a mesma necessita de um maior aprofundamento que se dá, a nosso juízo, por meio da mediação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, tendo como estofo metodológico o materialismo histórico-dialético.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/35851
    Collections
    • Dissertações [759]

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