Imaginárias topografias iconológicas e iconologias topográficas do litoral do Estado do Paraná de Alfredo Andersen (1860-1935)
Resumo
Resumo:Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal compilar as pinturas produzidas pelo artista plástico norueguês Alfredo Andersen (1860-1935), estruturando e organizando uma base pictórico-geográfica e histórica a partir da análise de paisagens em suas dimensões objetivas (materialização das formas) e subjetivas (relacional sujeito/mundo). A análise das pinturas de Andersen assumiram, nesta Tese, duas perspectivas: a perspectiva documentário e a perspectiva reflexiva. Neste sentido, foram fontes de dados sobre um universo geográfico, cultural e histórico definidos e também um meio para elucidar as representações criadas pelo sujeito cognoscível e suas estratégias discursivas na construção de um conhecimento sobre "os outros". Desta forma, as diferentes paisagens produzidas por Andersen, foram objetos usados para inter-relacionar e interpretar um processo interativo e de significação do tempo e do espaço. O ponto de convergência deste estudo recaiu sobre as paisagens do Litoral do Paraná. Este litoral foi entendido como uma configuração territorial que além de permitir diversas leituras, estrutura-se em esquemas não rígidos - tal qual uma imagem (texto não-verbal, analógico e polissêmico). Estes esquemas são capazes de correlacionar diversos signos onde outros diferentes arranjos e sistemas (estético, natural, cultural, artístico, social, político, econômico, entre outros) nascem, reproduzem-se, são explorados e transmitidos. Este estudo entendeu as paisagens como atos psíquicos, misturas entre cultura e consciência, construção humana "externa e interna", que pode ser vista, sentida, elaborada, inventada e analisada. Ao explorar a paisagem sob duas dimensões concomitantemente - paisagem arte e paisagem geográfica - teve de utilizar estratégias metodológicas que partissem de princípios híbridos e interdisciplinares, mas que fundamentalmente estivessem sob o amparo teórico da Geografia Cultural. As paisagens, sob este enfoque, foram estudadas como fontes para o entendimento da experiência sensível humana e de sua percepção, assim como para a produção científica. Isto significa que esta análise de paisagens não se esgotou na descrição de suas características materiais, sendo ao mesmo tempo, substância e objeto histórico, artístico, cultural, científico e filosófico e, por isso mesmo, uma forma simbólica que pôde ser decifrada e desvendada - geográfica e artisticamente. Esta compreensão das representações da paisagem se deu pelo viés da interpretação iconológica e a partir da paisagem geográfica como um dado objetivo, conforme os estudos da Geografia Física. Desta forma, utilizou os termos Topografia Iconológica e Iconologia Topográfica como referências diretas e poéticas à Geografia e à Arte. A concepção adotada aqui foi aquela que imbricou autores e pesquisadores de diferentes áreas, não abrindo mão de uma abordagem sócio-antropológica e de um viés psicossocial - entendendo, desta forma, a Geografia também como uma ciência social. Abstract: This paper presents the results of a survey that aimed to compile the paintings produced by the Norwegian artist Alfredo Andersen (1860-1935), structuring and organizing a pictorial and historical - geographical basis from landscape analysis in their objective dimensions (materialization of forms) and subjective (relational subject/world). The analysis of paintings Andersen assumed, in this thesis, two perspectives: the perspective documentary and reflective perspective. In this sense, were sources of data on a geographical, historical and cultural defined universe and also a means to elucidate the representations created by knowable subject and its discursive strategies in building a knowledge of "the other". Thus, the different landscapes produced by Andersen, were objects used to interrelate and interpret an interactive and significance of time and space process. The point of this study fell on the landscapes of the coast of Paraná . This coast was understood as a territorial configuration and allows multiple readings, structured in non-rigid schemes - just like an image (nonverbal, analog and polysemic text). These schemes are able to correlate many different signs where other arrangements and (aesthetic, natural, cultural, artistic, social, political, economic) systems are born, reproduce, are explored and communicated. This study considered the landscapes as psychic acts, mixtures between culture and consciousness, human "internal and external" construction, which can be seen, felt, elaborate, invented and analyzed. By exploring the landscape in two dimensions simultaneously - landscape art and geographical landscape - had to use methodological strategies that depart hybrid and interdisciplinary principles, but which fundamentally were under the theoretical umbrella of the Cultural Geography. The landscapes, under this approach, were studied as sources for understanding the human sensory experience and its perception as well as for scientific production. This means that this landscape analysis has not been exhausted in describing their material characteristics and at the same time, substance and historical, artistic, cultural, scientific and philosophical object and, therefore, a symbolic form that could be deciphered and unveiled - geographically and artistically. This understanding of the representations of the landscape given by the iconological interpretation and from the geographical landscape as an objective fact, as the study of Physical Geography. Thus, the terms used Topography IconoIogical and Iconology Topographic as direct and poetic geography and art references. The design adopted here was one that inextricably entwined authors and researchers from different areas, not giving up a socio-anthropological approach and a psychosocial perspective - understanding thereby Geography also as a social science.
Collections
- Teses & Dissertações [9996]