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dc.contributor.advisorMelo, Alessandro dept_BR
dc.contributor.authorWolf, Lucianipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-07T23:39:05Z
dc.date.available2020-10-07T23:39:05Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35797
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alessandro de Melopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre as chamadas pedagogias empresarial e empreendedora que vem ganhando espaço no âmbito educacional por meio da adesão acrítica a estas correntes pedagógicas, principalmente pelos educadores. O objetivo é o de realizar uma análise dos fundamentos das pedagogias empresarial e empreendedora, relacionando-as com os ditames gerais da sociedade capitalista, principalmente no que diz respeito à formação dos trabalhadores. No que se refere ao empreendedorismo e sua "pedagogia", esta reforça o modelo de formação capitalista, pautada na flexibilidade para a adaptação a ambientes cambiantes, na responsabilização individual pela busca de oportunidades e iniciativa, correr riscos, exigir qualidade e eficiência, ser persistente e comprometido, buscar informações, estabelecer metas, saber persuadir e ainda ser independente e auto-confiante. Para a pedagogia empreendedora, enfim, a ideia é formar um individuo que seja o único responsável pelo seu "destino" no mundo do trabalho e em outras esferas da vida social. No caso da Pedagogia Empresarial, o que resulta é a naturalização do empreendedor e da empresa como organização social por excelência, e o papel naturalizador do pedagogo nas organizações, qual seja, o de moldar os trabalhadores segundo o perfil e a filosofia da empresa. A crítica principal adotada é a da ausência de uma discussão teórica densa no seio da literatura que embasa as pedagogias estudadas, bem como a sua filiação aos ditames da ideologia capitalista hodierna, cujo papel é o de adaptar os homens à sociedade e naturaliza-la. A metodologia adotada para o estudo foi a revisão bibliográfica tanto dos textos advindos das pedagogias empresarial e empreendedora como de autores que realizam a crítica ao projeto burguês de educação. A perspectiva da crítica adotada parte de uma concepção marxista de educação, que tem como projeto de educação uma formação voltada ao mais alto grau de desenvolvimento do indivíduo, e não sua mera adaptação à sociedade. Os resultados permitem evidenciar a necessidade de uma crítica às pedagogias empresarial e empreendedora, e por meio delas das formas ideológicas com que se concretiza, se mantém e se desenvolve a sociedade do capitalista, tendo como objetivo final a constituição das bases para uma teoria pedagógica realmente comprometida com a transformação social. Palavras-Chave: Pedagogia Empreendedora. Pedagogia Empresarial. Naturalização do Social. Trabalho e Educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is based on reflections about called enterprising and entrepreneurial pedagogies. They have gotten more and more importance in educational area especially because some educators are used to agree them without a review. The objective is analyzing principles of enterprising and entrepreneurial pedagogies associating them with general precepts from capitalist society especially about workers' education. About entrepreneurship and its pedagogy, it encourages the capitalist pattern based on flexibility for adaptation to changing environments, on individual responsibility to get opportunities and to have initiative, risking, on requirement of quality and efficiency, been persistent and committed, looking for information, setting goals, knowing to persuade, been independent and confident. The idea of entrepreneurial pedagogy is educating individuals to be the only ones responsible for their life in world of work and in other areas of social life. Regarding enterprising pedagogy the result is the natural view that the entrepreneur and the enterprise are a social organization for excellence and the pedagogue's natural objective into organization is educating workers according profile and philosophy of the enterprise. The principal review is there is not a deep theoretical debate in the literature that was basis for pedagogies we studied and that they are according the current capitalist ideology where the objective is adapting men to society becoming it natural. Methodology was bibliographic revision of enterprising and entrepreneurial pedagogies texts and authors who criticize the bourgeois project of education. The perspective of this review is based on a Marxist idea of education which one has a project where the education is based on the biggest level of individual's development opposed to the simple adaptation in society. Results evidence it is necessary a review of enterprising and entrepreneurial pedagogies. Based on this, it is also necessary a review of ideology where society of capital is preserved and developed. The final objective is the constitution of basis to a pedagogic theory really interested on a social transformation. KEY-WORDS: Entrepreneurial Pedagogy. Enterprising Pedagogy. Social as Natural. Work and Education.pt_BR
dc.format.extent129 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectTrabalho e educaçaopt_BR
dc.subjectPedagogia - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA pedagogia vai ao porão : a pedagogia empresarial e empreendedora e o processo de naturalização do socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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