Diretrizes para o design de aplicações de jogos eletrônicos para educação infantil de surdos
Resumo
Resumo:A comunidade Surda é uma das minorias linguísticas no Brasil que vem se comunicando pelas redes sociais e que não dispõe de materiais didático-pedagógicos para o ensino de sua língua preferencial/patrimonial e ainda não há uma política de educação bilíngue adequada às suas especificidades linguísticas. Há uma grande variedade de estudos que garantam os benefícios que os jogos eletrônicos educativos trazem as crianças. No entanto, mais uma vez, a comunidade Surda e em especial as crianças têm carência dessas ferramentas educacionais. O presente trabalho propõe um conjunto de diretrizes com base em modelos conhecidos de jogos digitais educativos e em uma metodologia de educação para crianças Surdas, destinado a apoiar desenvolvedores e designers de jogos na criação de aplicações de jogos educacionais para estas crianças. Seguindo as orientações propostas no trabalho, um jogo para crianças Surdas também e desenvolvido a fim de avaliar a eficácia das diretrizes com o público-alvo. O jogo foi avaliado por especialistas em Interação Humano-Computador, especialistas em Educação Infantil de Surdos e também por crianças Surdas, os resultados foram positivos. Abstract: The Deaf community is one of the linguistic minorities in Brazil that have been communicating through social networks and that has no didactic and pedagogical materials for teaching their preferred / heritage language and there is no adequate policy of bilingual education for their linguistic speci_cities. There is a great variety of studies that ensure the bene_ts the Educative Video Games bring to children. However, once again, the Deaf community lacks in these educational tools as well. The present study shows a set of guidelines, based on known Educative video games models and on a Deaf children education methodology, intended to support game developers when creating Educational Video Games for Deaf children. Following the guidelines, a game for Deaf children is created in order to evaluate the e_ectiveness of the guidelines with the target audience. The game was evaluated by experts in Human-Computer Interaction, by experts in Early Childhood Education of the Deaf and by Deaf children, the results were positive.
Collections
- Teses & Dissertações [10344]