Show simple item record

dc.contributor.authorLopes, Renata Cristinapt_BR
dc.contributor.otherVianna, Carlos Robertopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-05T16:57:48Z
dc.date.available2014-08-05T16:57:48Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35734
dc.description.abstractResumo: Em meados de 2007 foram instaladas em todas as salas de aula da Rede Pública Estadual do Paraná as "TVs Multimídia". Esse equipamento pode ser pensado como um "elemento perturbador e provocativo" entre os professores, pois abriu a possibilidade de formas diferentes de condução do processo de ensino e aprendizagem. A primeira abordagem dessa dissertação tinha a finalidade de compreender como os professores de matemática interagiram com essa tecnologia. Em seguida ampliou-se o foco para a busca de um entendimento sobre como os professores modificam suas práticas ao produzir materiais ou textos destinados ao uso de alguma "nova" tecnologia; dessa forma o estudo se tornaria aplicável não apenas ao recurso "TV Multimídia", mas também a qualquer novo recurso que viesse a ser instalado ou adotado pelas escolas. Assim, o ponto de partida da dissertação passou a ser como os professores da Rede Pública Estadual de Educação do Paraná sugerem a exploração da TV Multimídia para a abordagem dos conteúdos de Matemática. Para isso foram analisadas algumas produções de materiais didático-pedagógicos postados em um ambiente on-line, denominado "Práticas Pedagógicas com o uso da TV Multimídia" e, em seguida, feitas entrevistas com os professores-autores. As entrevistas constituem-se como fontes narrativas das práticas desses professores ao elaborar conteúdos para uma "nova" mídia. Nesse contexto, foram analisadas perspectivas teóricas de discussão sobre o papel das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) na produção de conhecimento e destacadas as ideias de Pierre Lévy. Desse modo, embora tomando como ponto de partida a produção de abordagens de conteúdos para uso na TV, este trabalho problematiza a relação entre, de um lado, a produção de materiais e diferentes abordagens dos conteúdos pelos professores de matemática e, de outro lado, as "novas" tecnologias, exemplificadas neste trabalho com a TV Multimídia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleProdução didática de professores para uso com tecnologias em aulas de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record