A arte de ensinar : meandros do ofício de mestre de primeiras lestras na província do Paraná (1857-1884)
Abstract
Resumo: Este trabalho tem por tema a História da Profissão Docente na província do Paraná, o qual busca perceber e analisar o processo de ordenamento do ensino primário paranaense, por meio do ofício de mestre de primeiras letras no período entre 1857 e 1884. Para tanto, objetiva-se identificar: a estrutura de organização da profissão docente primária no Paraná; requisitos necessários para torna-se professor; e ainda representações acerca da figura docente presentes no cenário educacional paranaense, destacando suas práticas cotidianas em sala advindas de tais representações e formação. Por hipótese assinala-se que a experiência era a base do ofício de instruir, fosse para adentrar, permanecer ou se manter no ofício, experiência adquirida, aprendida e ensinada. Para tanto, em uma aproximação com a discussão que Maurice Tardif (2012) faz sobre os saberes dos professores, entende-se por experiência o saber produzido e adquirido no fazer cotidiano, neste caso, o fazer docente, ou seja, a experiência profissional/ saber profissional dos mestres de primeiras letras. Como delimitação cronológica a opção por iniciar pelo ano de 1857, deve-se ao momento de instituição do primeiro regulamento da instrução pública da província do Paraná e, posterior a ele, ainda no mesmo ano, a publicação das primeiras instruções quanto à seleção de professores. O término do recorte cronológico estipulado no ano de 1884 se deve a publicação de novas orientações publicadas para seleção de professores, e ainda por tratar-se de um momento em que se consolida a instituição da escola normal, a qual influencia algumas das alterações nos contornos de seleção e definição dos requisitos necessários para provimento das cadeiras públicas. Para a investigação e coleta de fontes, a pesquisa valeu-se de um corpus documental disponível nos acervos do Arquivo Público Paranaense, do Museu Paranaense, do Círculo de Estudos Bandeirantes e do Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná. Entre esses documentos, dispõe-se de relatórios dos presidentes da província do Paraná entre os anos de 1854 a 1889, relatórios de inspetores escolares, relatórios de professores, termos de visita de inspetores escolares, listas, inventários e pedidos de materiais e móveis por professores e inspetores, ofícios e requerimentos diversos de professores e inspetores, atas do conselho literário entre os anos de 1876 a 1884, jornais do período imperial, além da Legislação Educacional Paranaense do período imperial. O trabalho abrange três dimensões da profissão docente - o ser professor, na tentativa de evidenciar os "modos de existir" dos mestres de primeiras letras paranaenses; o tornar-se professor, que tem por intuito expor os concursos de seleção de professores, requisitos necessários e documentos apresentados; e por último, o fazer docente, cuja finalidade é demonstrar como os sujeitos desempenhavam seu ofício, o qual envolvia muitas ações para além do instruir. Para desenvolvimento e análise desse estudo, junto a Maurice Tardif, faz-se uso ainda das contribuições da historiografia educacional brasileira que trata do tema em questão, dos apontamentos e conclusões de Antonio Nóvoa concernentes à história da profissão docente, dos conceitos provenientes da perspectiva da História Cultural, dos autores Roger Chartier e Michel de Certeau, no que tange aos seus procedimentos teóricos e metodológicos. Abstract: This work has as theme the History of the Teaching Profession in the province of Parana, which seeks to identify and analyze the planning process of Parana's primary teaching, through the profession of master in elementary school in the period between 1857 and 1884. For that, it is aimed to identify: how is the organization structure of the primary teaching profession in Parana; which are the requirements necessary to become a teacher; and also what are the representations about the present teaching figure in Parana's educational scenario, highlighting their everyday practices in rooms arisen from such representations and training. By hypothesis it is stated that the experience was the foundation of the instruction work, were to enter, remain or stay in the profession, experience acquired, learned and taught. For do so, on an approximation with the discussion that Maurice Tardif (2012) makes about the knowledge of teachers, it is understood by experience the acquired knowledge produced in everyday routine, in this case, the teaching practice, in other words, the professional experience/professional knowledge of the masters of elementary school. As chronological delimitation, the option to start from the year 1857 is due to the moment of institution of the first regulation of the public instruction in the province of Parana, and subsequent to it, in the same year, the publication of the first instructions regarding the selection of teachers, the end of the chronological cut stipulated in the year 1884 is due to the publishing of new guidelines for the selection of teachers, and also because it is a moment in which consolidates the Normal School Institution, which influences some of the changes in the selection outlines and definition of the requirements necessary for the provision of public chairs. For investigation and gathering of sources, the research drew on a documental corpus avaiable in the collections of the Parana's Public Archives, Parana's Museum, Bandeirantes Study Circle and Parana's State School Memory Center, amongst these documents, there are reports of the presidents of the province of Parana between the years 1854 to 1889, reports of school inspectors, teachers' reports, terms of school insperctors' visits, lists, inventories and requests for materials and furniture, letters and various requirements written by teachers and inspectors, minutes of literary councils between the years 1876 to 1884, newspapers of the imperial period, in addition to Parana's educational legislation of the imperial period. The work comprises three dimensions of the teaching profession - being a teacher in an attempt of highlighting the "ways of being" of the masters in elementary school in Parana; becoming a teacher, which is meant to expose the contests of the selection of teachers, the necessary requirements and submitted documents, and lastly, the teaching practice, whose purpose is to demonstrate how the subjects played their profession, which involved many actions beyond instruct. For development and analysis of this study, along with Maurice Tardif, it is made use of the contributions of brazilian educational historiography that treats the subject in question, the notes and conclusions of Antonio Nóvoa concerning the history of the teaching profession, the concepts from the Cultural History's perspective, of the authors Roger Chartier and Michel de Certeau, in regard to its theoretical and methodological procedures.
Collections
- Teses & Dissertações [10122]