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    A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c.

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    R - D - CAMILLA MIRANDA MARTINS.pdf (6.235Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Martins, Camilla Miranda, 1989-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta dissertação é fruto da interdisciplinaridade entre a história, a arqueologia e os estudos visuais, que desenvolvemos a partir da necessidade multidisciplinar para se estudar as figurações da cerâmica panatenaica. Tratam-se de cenas as quais nos mostram de um lado da ânfora uma imagem esportiva e do outro uma mitológica com a deusa Atena Promachos. Ao estudar essas figurações, nossa pesquisa tem por intuito realizar uma história com imagens. Analisamos treze vasos gregos datados do período entre 566 e 320 a.C., advindos das competições atenienses, do Festival das Panateneias. O nosso objetivo principal é de interpretar seus esquemas figurativos de forma conjunta. Como objetivos específicos, pretendemos pensar: 1) a respeito da importância do diálogo entre essas três disciplinas; e 2) como a ânfora panatenaica pode ser um objeto de memória. Para tanto, nossa abordagem compreende as figurações dessa cerâmica como parte do imaginário social grego e entende esses objetos por meio do conceito de cultura visual.
     
    Abstract: The aim of this master dissertation is to discuss an interdisciplinary approach to Panathenaic ceramics. Regarding this proposal, I shall explore theoretical frames considering history, archeology and visual studies to study the amphoras' sides. The Panathenaic amphora have to main scenes: sports image in one side and the mythological goddess Athena Promachos in the other side. I have sellected thirteen Greek vases dating from 566 to 320 BC for a case study, all of them are part of the Athenians competitions, the Panathenaic Festival. My main goal is to interpret thess figurative schemes together and discuss: 1) the importance of dialogue among these three disciplines for a better understading of the amphoras and 2) argue as panathenaic amphora can be a understood as memory artifact. Though, the main issue is consider these ceramic as Greek social imaginary and part of its visual culture.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/35529
    Collections
    • Teses & Dissertações [10542]

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