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dc.contributor.authorGuilgen, Carolina de Araujopt_BR
dc.contributor.otherKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-05-12T18:25:00Z
dc.date.available2020-05-12T18:25:00Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35525
dc.descriptionOrientadora: Virginia Borges Kistmannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 24/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Design gráfico e de produtopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta o resultado de um experimento realizado no intuito de introduzir a zircônia pigmentada no design de joias para o mercado nacional. A zircônia é uma cerâmica avançada que vem sendo utilizada por empresas estrangeiras, nas cores branca, preta, rosa e azul claro. Com o crescimento do mercado de luxo no Brasil, as empresas nacionais devem enfrentar a concorrência das marcas estrangeiras, especialmente com o crescimento de shopping centers voltados para a camada de maior poder aquisitivo. Os autores apontam que as joias possuem um valor cultural que está diretamente relacionada com as técnicas, processos e materiais que lhes dão forma. O design tem a possibilidade de propor novos produtos em que a inovação com base em tecnologias pode se constituir em elemento de alavancagem mercadológica, particularmente com o investimento em novas técnicas e processos, com nesse trabalho. Para isso, este trabalho se apoiou em um método experimental seguido de uma pesquisa colaborativa, em que foi empregada a cerâmica dentária para a produção de joias. O trabalho apresenta ao final uma joia em que foi substituída uma peça em pedra para zircônia, para efeitos comparativos, e outras que exploram o material e o processo, que foram avaliadas por meio de uma pesquisa por amostragem interessada, junto a uma empresa do mercado nacional. Foram parceiros da pesquisa as empresas Talmax e Bergerson de Curitiba. Os resultados obtidos indicam que a zircônia é um material possível de ser trabalhado no mercado joalheiro nacional de luxo e que existem também possibilidades de colorir este material.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper presents the results of an experiment conducted in order to enter the pigmented in jewelry design for the domestic market zirconia. Zirconia is an advanced ceramic that has been used by foreign companies, in white, black, pink and light blue colors. With the growth of the luxury market in Brazil, domestic enterprises must face competition from foreign brands, especially with the growth of shopping centers facing the layer of higher purchasing power. The authors note that the jewels have cultural value that is directly related to the techniques, materials and processes that shape them. The design has the possibility to propose new products where innovation based technologies may constitute an element of market leverage, particularly with investment in new techniques and processes, with this work. To this end, this study relied on an experimental method followed by a collaborative research, which was employed in dental ceramics for the production of jewelry. The paper presents a jewel at the end in one piece which was replaced in stone zirconia, for comparative purposes, and others who exploit the material and the process, which were evaluated by means of a sample survey concerned, next to a national retail company. Were partners in the research and Talmax Bergerson Curitiba companies. The results obtained indicate that zirconia is a possible material being worked in domestic jewelry luxury market and there are also possibilities of color this material.pt_BR
dc.format.extent164f. : il. algumas color., tabs.,grafs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectJóias - Projetospt_BR
dc.subjectJoias - Comérciopt_BR
dc.subjectOxido de zirconiopt_BR
dc.subjectCeramicapt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleO uso da cerâmica avançada no design, de joias para o mercado de luxo nacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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