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dc.contributor.authorCapri, Elizabeth Johansenpt_BR
dc.contributor.otherMarchi, Euclides, 1944-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T21:53:29Z
dc.date.available2022-01-26T21:53:29Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35455
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Euclides Marchipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 26/09/2003pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa analisa a participação da Congregação Franciscana das Irmãs da Sagrada Família no processo de formação educacional de crianças descendentes de poloneses e de ponta-grossenses, no período correspondente aos primeiros anos de sua atuação na Escola Sagrada Família, em Ponta Grossa, Paraná (1933-1945). A atuação dessas religiosas veio ao encontro do discurso e das propostas romanizantes da Igreja Católica para o ensino primário daquele momento. Para tanto, analisaram-se as Cartas Pastorais escritas pelo bispo de Ponta Grossa, Dom Antônio Mazzarotto, entre os anos de 1930 e 1938; artigos publicados no jornal local "Diário dos Campos"; Crônicas escritas pelas religiosas alemãs da Congregação Servas do Espírito Santo; Crônicas produzidas pelas irmãs polonesas da Congregação da Sagrada Família; documentos escritos por membros da Igreja Católica; legislação federal sobre o assunto e entrevistas com ex-alunas. Ao trabalhar com o discurso católico sobre a educação, optou-se por seguir a linha teórica de Pierre Bourdieu, analisando o contexto a partir dos conceitos de campo, especialistas e habitus. Como o objeto central da pesquisa é uma escola para descendentes de imigrantes, criada num momento em que o Governo Federal propôs a nacionalização da população principalmente via o sistema de ensino, partiu-se do conceito de identidade defendido por Fredrik Barth para se compor o estudo das atividades desenvolvidas na escola, inicialmente voltada para a manutenção da identidade católica polonesa para, na seqüência, enquadrar-se à identidade defendida pela Era Vargas, sem deixar de ser católica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research analyzes the participation of the Franciscan Congregation of the Sisters of Sagrada Família in the education process of polish descendent children and of children from Ponta Grossa, in the period corresponding to the early years of the Sagrada Família School, in Ponta Grossa, Paraná (1933-1945). The actions of the sisters came to the encounter of the romanizing proposal of the Catholic Church at that moment, for primer education. The Pastoral Letters written by the bishop of Ponta Grossa, Don Antônio Mazzarotto, from the years of 1930 and 1938; articles published in the local journal "Diário dos Campos"; chronicles written by the German sisters of the Congregação Servas do Espírito Santo; chronicles produced by the polish Congregation of sisters of Sagrada Família; documents written by members of the Catholic Church; federal legislation regarding the matter were analyzed; and interviews with ex-students. Working with the discourse regarding education, it was opted to follow the line of theory from Pierre Bourdieu, analyzing the context for the field concepts, specialists and habitus. Since the central object of the research is a school for immigrant descendents, it comes to a moment where the Federal Government decides to nationalize the population especially via the educational system, parting from the concepts defended by Fredrik Barth to compose the study of school activities, initially turned to the maintenance of the polish catholic identity and in sequence the identity defended by the Vargas Era, still being catholic.pt_BR
dc.format.extent205f : . il., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectEducação de crianças - Paranápt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectPoloneses - Educaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleDe católicos poloneses a ponta-grossenses católicos : a Escola Sagrada Família - 1933-1945pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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