Proposta de estruturação do processo de desenvolvimento de produtos para empresas prestadoras de serviço de telecomunicações
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Data
2014Autor
Silva, Rodolfo Rodrigues Barrionuevo
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Resumo: O setor de telecomunicações apresenta um cenário altamente competitivo e de constante inovação tecnológica, exigindo que seu Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) tenha adequada estruturação e agilidade. Neste contexto, a pesquisa buscou propor uma estruturação do PDP para empresas prestadoras de serviços de telecomunicações. Esta proposta foi baseada em levantamento bibliográfico e estudos de caso. No levantamento bibliográfico foram analisados: as etapas dos principais modelos de referência de PDP;os princípios e práticas ágeis de desenvolvimento;e as especificidades do setor de telecomunicações. Os instrumentos de pesquisa utilizados para coletar os dados foram: entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental em duas empresas, a fim de mapear e analisar o PDP das mesmas.Percebeu-se que havia similaridade das etapas do PDP com os modelos de referência, principalmente com o modelo de Rozenfeld et al. (2006). E que as principais diferenças estavam relacionadas: à análise de viabilidade; à avaliação pelo cliente dos conceitos preliminares do produto; e à ênfase no desenvolvimento comercial e operacional. Notou-se também que o PDP das empresas não apresentaram forte influência de práticas e princípios ágeis e que os processos de negócio mais envolvidos com o PDP foram os processos da áreadeestratégia, infraestrutura e produto do frameworkeTOM. Finalmente, foi elaborada a proposta de estruturação do PDP para empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, detalhando suas macrofases, fases, principais atividades, entradas, saídas e áreas envolvidas. Esta proposta apresentou maior abrangência quando comparada ao PDP dos estudos de caso, e, ao mesmo tempo, agregou conceitos de agilidade na sua estrutura. As características ágeis corresponderam, principalmente, a dois aspectos: avalorização da avaliação do desenvolvimento pelo cliente e a priorização do desenvolvimento simultâneo das entregas do produto. Outro aspecto destacado foi a ênfase no desenvolvimento dos quesitoscomerciais e operacionais do produto, justificada pelas características dos produtos de telecomunicações.Concluiu-se que as empresas de telecomunicações estudadas precisariam investir esforços em estratégias de gestão do conhecimento para que atividades como documentação e avaliação das fases do PDP e melhoria contínua do processo, pudessem ser melhor estruturadas. Viabilizando assim, a implantação da proposta de estruturação apresentada neste trabalho. Abstract: The telecommunications industry presents a highly competitive and quickly technological innovationscenario, demanding properlystructuring and agilityof its Product Development Process (PDP). In this context, the researchsought to propose a structuring of the PDP to providers of telecommunications services. This proposal was based on bibliographic survey and case studies. In the bibliographic survey, the steps of the main reference models of PDP, the agile principles and practices of development and the specificities of the telecommunications industry were analyzed. The research instruments used to collect data were:semi-structuredinterviews, direct observation and document analysis in two companies, in order to map and analyze theirPDP.It was noticed similarity between the steps of the PDP and the reference models, especially withthe model of Rozenfeld et al. (2006).And it was realized that the keydifferences were relatedto: the viability analysis, the evaluation by the customer of the preliminary product concepts, and the emphasis on commercial and operational development.It was also noted that the PDP of the companies wasn't influenced strongly by agile principles and practices,and that the business processes more involved with the PDP were processes of the strategy, infrastructure and product area of the eTOM framework. Finally, it was proposed the structuring of the PDP to providers of telecommunications services, detailing its macrofases, phases, key activities, inputs, outputs and involved areas. This proposal presented greater scope when compared to the PDP of case studies, and, at the same time, added agility concepts in its structure. These agile characteristics corresponded mainly to: the enhancement of evaluationby the customerof the development and the prioritization of simultaneous development of product deliveries. Another aspect highlighted was the emphasis on the development of commercial and operational requisites of theproduct, justified by the characteristics of telecommunications products. It was concluded that the telecommunications companies studied would need to invest efforts in knowledge management strategies for activities such as documentation and evaluation ofthe PDP phases and continuous improvement of the process, could be better structured. Enabling the deployment of the proposalpresented in this work.
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