Análise dos processos de comunicação em projetos com equipes virtuais
Resumo
Resumo: A globalização e as transformações nos meios de comunicação resultantes dela tornaram possível o desenvolvimento de uma nova forma de trabalho: o trabalho com equipes virtuais. Projetos com equipes virtuais possuem grande potencial na redução de custos para a empresa, permitindo manter um time altamente especializado, mesmo com restrições geográficas e de tempo. A comunicação nesse tipo de equipe é um fator altamente crítico na interação desses indivíduos, pois os contatos face-a-face são reduzidos, quando não, inexistentes. Sendo assim, tem-se como objetivo deste trabalho o de analisar o processo de comunicação entre os integrantes de equipes virtuais de projetos. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como exploratória em relação ao objetivo, tendo como instrumento o estudo de casos múltiplos, o primeiro representando o setor bancário, o segundo o ramo automobilístico e o terceiro um grupo de pesquisa. Como resultado, tem-se a obtenção de uma descrição de como ocorrem os processos de comunicação nos três casos estudados e do nível de concordância de cada equipe virtual aos processos por ela utilizados. Os resultados obtidos possibilitam identificar: que existe a falta de planejamento no gerenciamento das comunicações; que as equipes consideram necessário manter contato presencial para sanar falhas na comunicação virtual do projeto; que os elementos culturais não são considerados no momento de se estabelecer uma equipe virtual; e também que as equipes encontram alguma dificuldade em manter contato com pessoas de outros idiomas. A partir dos resultados, são apontadas algumas recomendações, entre as quais: buscar alternativas no contato pessoal entre os integrantes das Equipes Virtuais; incentivar a comunicação informal complementarmente à comunicação formal; observar as diferenças culturais entre os integrantes da equipe; promover uma cultura interna de incentivo à comunicação virtual; e dar maior importância à existência de plano de gerenciamento das comunicações. Abstract: The globalization and the media changes resulting from it made the development of a new form of work: working in virtual teams. Projects with virtual teams have great potential to reduce company costs, allowing it to maintain a highly specialized team, even with geographical and time constraints. The communication in this type of team is a highly critical factor in the interaction of these individuals, because the face-to-face contacts are reduced, if not nonexistent. Thus, the main goal of this study is to analyze communication among members of a virtual team projects. The research has a qualitative approach and is characterized as exploratory in relation to the objectives, and as multiple cases, in relation to its methodology, the first case representing the banking sector, the second representing the automotive sector and the third a research group. As a result, the description of how the communication processes occur in the three cases and the level of agreement about the processes used by each virtual team. The results obtained make it possible to identify: that there is a lack of planning in communications management; teams consider necessary to maintain personal contact to remedy failures in virtual communication about the project; and that cultural factors are not considered when establishing a virtual team; and teams feels some difficulty in maintaining contact with people who speak other languages. Based on the results some recommendations are pointed out, including: seeking alternatives in personal contact among members of virtual teams; encourage the informal communication complementary to formal communication; observe the cultural differences among the team members; promote an internal culture to encourage virtual communication; and give greater importance to the existence of the communications management plan.
Collections
- Teses & Dissertações [10497]