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dc.contributor.authorQuintella Junior, Osvaldo Martinspt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Flavio de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2014-07-02T14:46:58Z
dc.date.available2014-07-02T14:46:58Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35342
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a magnitude do retorno privado da educação em relação ao seu retorno social como forma de analisar a importância dos investimentos públicos na educação. Para o cálculo do retorno privado foi utilizada a base de dados do CENSO 2010. O método de Heckman foi utilizado para o cálculo do retorno privado da educação. Para o cálculo do retorno social foram utilizados dados municipais do tipo cross-section. Os dados das variáveis PIB percapita, população residente e capital residencial foram obtidos a partir do endereço eletrônico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os dados da variável que mensura o nível de capital humano foram obtidos da base de dados do CENSO 2010. Foi utilizado ainda o método de regressão quantílica com o objetivo de mostrar a disparidade, crescente de acordo com o nível de renda dos municípios, entre o retorno social e privado da educação. Os resultados do presente estudo indicam que existem evidências de que o retorno social da educação é superior ao seu retorno privado. O impacto do aumento de uma faixa de estudo é de, aproximadamente, 6% e 30 % no retorno privado e no retorno social da educação, respectivamente. Ou seja, se o indivíduo conclui uma das faixas de educação a sua renda individual aumenta em, aproximadamente, 6% e a renda agregada aumenta em 30%. Os resultados mostram que, dado a presença de externalidades positivas é justificável a intervenção pública nos investimentos em educação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleRetornos privados versus retornos sociais da educação no Brasil, um estudo empírico dos municípios brasileiros a partir dos dados do censo 2010pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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