A educomunicação e o fortalecimento de vínculos sociais e afetivos : a experiência nos centros de referência de assistência social de Curitiba
Resumo
Resumo: Os estudos sobre a Educomunicação têm se ampliado não só no campo acadêmico, como também em espaços e áreas de socialização, atuando , segundo Ismar de Oliveira Soares, como uma intervenção social, como uma intervenção no mundo. Essa amplitude exige novos olhares para as práticas educomunicativas, que no contexto contemporâneo ganham novos desafios no acesso à participação, inserção social e ações coletivas. O objetivo deste estudo é, então, analisar de que maneira as práticas educomunicativas intervém no fortalecimento de vínculos sociais e afetivos de crianças e adolescentes atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social de Curitiba (CRAS). A pesquisa parte do pressuposto que as oficinas de Educomunicação nos CRAS atuam como um processo de intervenção social, que se configura como uma estratégia de mudança dos valores identitários, da visão dos meios de comunicação e das relações sociais e afetivas dos envolvidos. A investigação se baseou na perspectiva teórico-metodológica da Educomunicação e nas reflexões de Jesus Martín-Barbero, Erving Goffman, Paulo Freire, Mario Kaplún, Muniz Sodré, Ismar de Oliveira Soares, Cicilia Peruzzo, Raquel Paiva, entre outros. A pesquisa foi desenvolvida nos CRAS A. R e R. B., onde buscamos perceber de que maneira as práticas educomunicativas intervém nas relações sociais e afetivas. Ao olhar para a participação dos envolvidos, indagamos se a Educomunicação consegue dialogar e modificar a realidade deles. Abstract: Studies on Educomunication have expanded not only in the academic field but also in spaces and areas for socializing , working , according Ismar de Oliveira Soares as a social intervention as an intervention in the world . This amplitude requires new looks for educomunicativas practices , which in the contemporary context win new challenges in access to participation , social inclusion and collective actions . The aim of this study is then to analyze how the educomunicativas practices involved in strengthening social and emotional ties of children and adolescents in the Reference Centres for Social Assistance of Curitiba ( CRAS ) . The research assumes that the workshops Educomunication in CRAS act as a process of social intervention , which constitutes a change strategy of identity values , the vision of the media and the social and affective relationships of those involved . The research was based on the theoretical and methodological perspective of Educomunication and reflections of Jesus Martin-Barbero , Erving Goffman , Paulo Freire , Mario Kaplún , Muniz Sodré , Ismar de Oliveira Soares , Cicilia Peruzzo , Raquel Paiva , among others . The research was conducted in CRAS A. R. and R. B., where we seek to understand how the practices educomunicativas intervenes in social and emotional relationships . When looking for the participation of those involved , we ask whether the Educomunication can discuss and modify their reality .
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- Teses & Dissertações [10416]