dc.contributor.author | Pereira, Rodrigo Mateus, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Corrêa, Ronaldo de Oliveira, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Razera, Dalton Luiz, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-12T16:13:14Z | |
dc.date.available | 2020-02-12T16:13:14Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/35196 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa | pt_BR |
dc.description | Co-Orientador: Prof. Dr. Dalton Luiz Razera | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 24/02/2014 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Design | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação intenciona reconstruir e discutir a construção de guitarras elétricas no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, pelo enfoque do design quando considerado uma atividade humana, de criação, projetação e produção. Com apoio dos métodos da história oral, utilizou-se como direcionamento as narrativas dos próprios construtores da época que, através de suas lembranças, permitem aqui traçar um panorama da atividade. Memórias que evidenciam pontos de vistas e percepções diversas, não lineares e por vezes controversas a respeito de modelos, técnicas, ferramental e mercado. O recorte temporal foi definido por se tratar do início da atividade no país, cerca de dez anos após a invenção da guitarra elétrica nos Estados Unidos da América, e ainda referir-se a um momento cultural significativo da música brasileira, como os Festivais de Música Popular e chegada do gênero rock n'roll no país. Não existe aqui a pretensão de abranger todos os fabricantes brasileiros, tampouco instituir modos de produção verdadeiros e únicos, mas reconstruir a realidade de um grupo específico por meio de suas memórias e evidenciar que, assim como a guitarra em si, a luteria também compartilha de fontes de aprendizado, métodos, representações e realizações múltiplas e híbridas. Assim, entre relações da área do design e da história da guitarra, pretende-se que essas trajetórias mapeiem algumas estratégias, de vida e de trabalho, que levaram estes sujeitos à luteria e por quais caminhos se constituem construtores de guitarra elétrica, delineando constantemente experiências compostas e heterogêneas de suas formas de aprender, criar e produzir o instrumento. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This dissertation intends to rebuild and discuss the construction of electric guitars in Brazil in the 1960s and 1970s, thinking in the design approaches when considered as a human activity, comprising creation, planning and production. With the support of oral history methods support, and using as guidance the narratives from that time builders who, through their memories, let draw a picture of the craft. Memories that show different viewpoints and perceptions, that are nonlinear and sometimes controversial about models, techniques, tools and marketing. That time frame was chosen because it marks the beginning of the activity in the country, about ten years after the invention of the electric guitar in the United States of America, and also refers to a significant cultural moment of Brazilian music, such as Popular Music Festivals and the arrival of rock n'roll in the country. There is not a claim to talk about all Brazilian manufacturers, nor establish true and unique modes of production, but to rebuild the reality of a particular group through their memories and show that, as well as the guitar itself, lutherie also shares different sources of learning, businesses, and multiple representations and hybrid achievements. Thus, the relationships between the design and the history of the electric guitar, it is intended that these trajectories map some strategies of living and working , which led these subjects into lutherie and whose paths make themselves electric guitars luthiers, constantly outlining composite and heterogeneous experiences of their ways of learning, creating and producing the instrument experiences. | pt_BR |
dc.format.extent | 144f. : il. algumas color., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Design | pt_BR |
dc.subject | Guitarra | pt_BR |
dc.subject | Cultura material | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos musicais | pt_BR |
dc.subject | Desenho industrial | pt_BR |
dc.subject | Indústria musical | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.title | Construção e design de guitarras nos anos 1960 e 1970 : narrativas sobre trabalho e trajetórias em São Paulo - SP e Porto Alegre - RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |