Show simple item record

dc.contributor.advisorBecker, Lauro da Silvapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Ana Maria Nauiack dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-02T13:35:28Z
dc.date.available2020-07-02T13:35:28Z
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34911
dc.descriptionOrientador: Lauro da Silva Beckerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionBibliografia. fl. 137-138pt_BR
dc.description.abstractResumo: Muito se tem dito sobre as deficiências do ensino da matemática em vários países e em todos os níveis. A partir destas evidencias, pode-se afirmar:1- existem deficiências no processo ensino-aprendizagem da matemática a nível de 19 e 29 graus, 2-tais deficiências necessitam de estudos e sugestões para a sua correção, 3- estas deficiências são decorrentes, na maioria dos casos, da formação do professor de matemática. Estas três afirmações previas servirão de suporte para a formulação do problema desta pesquisa. Com base na revisão de literatura, nestas afirmações e com o intuito de buscar subsídios para uma definição mais precisa do problema, levou-se a efeito, num primeiro momento, uma pesquisa diagnostica. Esta pesquisa foi realizada junto a alunos e professores de alguns colégios de Curitiba, bem como junto a alguns alunos e professores da UFPR. Esta pesquisa facilitou, como consequência, a definição do problema e das questões especificas deste trabalho, assim como a definição dos pressupostos básicos que nortearam a pesquisa exploratória. Pode-se afirmar, conforme se constatou pela pesquisa diagnostica que um dos pontos mais cruciantes na relação ensino e aprendizagem da matemática esta centrado na formação do professor. Desta constatação e que se definiu o enfoque do problema: deficiências na formação pedagógica do professor de matemática no Curso de Licenciatura em Matemática. Com este enfoque ficou estabelecido o objetivo deste trabalho: propor alternativas que forneçam o aperfeiçoamento do currículo do Curso. A pesquisa exploratória que foi levada a efeito neste trabalho teve por objetivo confirmar ou não os pressupostos básicos da pesquisa, os quais podem ser sinteticamente enunciados da seguinte maneira: A percepção dos alunos-mestres do Curso de Licenciatura em Matemática na UFPR retrata a realidade de sua posição face a sua formação pedagógica e ao ensino da matemática. Na pesquisa exploratória foram inquiridos a penas os alunos-mestres do curso em questão, formandos do 29 semestre de 1982 e do 19 semestre de 1983. Esta limitação se deveu ao fato de acreditar- se que se o Curso de Licenciatura em Matemática oferecer uma formação profissional adequada, este aperfeiçoamento será repassado para as escolas onde os futuros professores irão atuar. A pesquisa exploratória foi feita através de um instrumento onde se buscou avaliar a formação pedagógica dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática na UFPR. Os resultados obtidos com a aplicação deste instrumento revelam que os alunos- mestres possuem uma visão critica de sua formação pedagógica a ponto de afirmarem que esta mesma formação se encontra entre os níveis regular e deficiente(quadro 1, p.52). Esta constatação confirma, portanto, os pressupostos básicos da pesquisa e aponta uma serie de variáveis intervenientes nesta formação. As variáveis apontadas se referem ao numero de aulas, local, adequação do conteúdo, unidades de conteúdo, ensino e aprendizagem da matemática no meio comunitário, métodos de trabalho docente e discente e estagio supervisionado. As quatro partes da pesquisa exploratória que definiram a avaliação da formação pedagógica do licenciando em matemática, confirmaram os outros pressupostos: existe uma real dependência entre as deficiências do ensino e aprendizagem da matemática no 19 e 29 graus e as deficiências na formação do professor desta disciplina. Na percepção dos alunos- mestres, a principal falha na formação pedagógica do curso em questão esta no estagio supervisionado e na pratica de ensino. Afirmamos alunos- mestres que o estagio supervisionado não oferece o que o aluno deseja, nem supre as necessidades da comunidade a que deve servir. Na busca do aperfeiçoamento do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPR, sugere-se neste trabalho, uma proposta de laboratório de ensino e aprendizagem da matemática. O laboratório proposto oferece o portunidades seja de realização de uma pesquisa especifica de interesse direto de um grupo de alunos ou professores, seja na tentativa mais ampla de envolver toda a counidade e/ou a universidade em suas funções de ensino, pesquisa e extensão. A referida proposta tem como objetivo o aperfeiçoamento do processo ensino- aprendizagem da matemática nos três graus, bem como devera atender e promover a integração das áreas de formação geral e especifica no Curso de Licenciatura em Matemática na UFPR. Com este laboratório, vislumbra- se a possibilidade de integração do curso em questão como Setor de Educação da UFPR, no sentido de promover- se uma real adequação entre teoria e pratica voltadas as necessidades da comunidade. Em suma, tal proposta pretende desenvolver nos alunos-mestres a capacidade a e aprender a aprender para que possam buscar seu próprio aperfeiçoamento não apenas em curso de licenciatura mas através de uma Educação Permanente. Espera-se que o presente trabalho desperte interesse para o problema desta pesquisa e, ao mesmo tempo, motive outros estudos no sentido de novas conquistas nesta área do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: A lot has been said about the deficiencies in the teaching of Mathematics, in several countries and in every level. Starting from these evidences, we can state the following: 1- there are deficiencies in the Mathematics teaching- learning process, in levels 1 and 2,2- such deficiencies need study and suggestions in order to be properly corrected, 3- these deficiencies are brought about, in most cases, by the formation of the Mathematics teacher. The three above- mentioned statements will serve as a basis for the formulation of the problem in this research. Based on literature review, on these statements and, intending to find support for a more precise definition of the problem, a diagnostic research has been carried out. This research has taken place among students and teachers of some schools in Curitiba,as well as among some students and teachers of the Federal University of Parana. This pre-research has, consequently, made the definition of the problem and of the specific issues in this paper, much easier, as well as the definition of the basic presuppositions which have guided the exploratory research. It is possible to assert, based on the results of the diagnostic research, that one of the most crucial points in the Mathematics teaching- learning relation is centered in the formation of the teacher. It was from this assertion that the outline of the problem was made clear: deficiencies in the pedagogical formation of the Mathematics teacher in the " Curso de Licenciatura em Matematica" (Mathematics Licentiate Course). This outline established the aim of the work: proposing alternatives which can improve the curriculum of the course, the exploratory research carried out in this piece of work aimed to confirm or deny the basic presuppositions of the research, which can be syntheticaly enunciated as follows: the perception of the students-teachers in the "CursodeLicenciatura em Matematica" (Mathematics Licentiate Course) of the Federal University of Parana, portrays the reality of their position before their, pedagogical formation and before the teaching of Mathematics. In the exploratory research, only the student-teachers of the above- mentioned course, graduated in the second semester - of 1982 and in the first semester of 1983, were questioned. This limitation was due to the belief that if the " Curso de Licenciatura em Matematica" (Mathematics Licentiate Course) offers an adequate Professional formation, the resulting improvements will be passed on to the schools where the future teachers will perform. The exploratory research was carried out through an instrument where it was attempted to evaluate the pedagogical formation of the students in the "Curso de Licenciatura em Matematica" (Mathematics Licentiate Course) of the Federal University of Parana. The results obtained by the application of this instrument reveal that the student-teachers have a critical view of their pedagogical formation, to the point of stating that this same formation rests between levels: fair and failing, (table 1-p . 55) Therefore, this knowledge confirms the basic presuppositions of this research and points out a number of variables which interfere in this formation. The variables mentioned refer to the number of classes, location, suitability of content, units of content, teaching and learning Mathematics in the community, teaching and learning working methods and, supervised probation. The four parts of the exploratory research which defined the evaluation of the pedagogical formation of the licensee in Mathematics, have confirmed the other presuppositions: there is a real deendence between the deficiencies in teaching and learning Mathematics in the 1st, and 2nd levels, and the deficiencies in the formation of the Mathematics teacher. According to what the student-teachers have perceived, the main flaw in the pedagogical formation of the course in question is in the supervised probation and in the teaching practice. The student-teachers state that the supervised probation period neither offers what the students desire nor supplies the necessities of the community which it is supposed to serve. In the quest for improvements with in the "Curso de Licenciatura em Matematica" (Mathematics Licentiate Course) of the Federal University of Parana, this work proposes the creation of a laboratory for teaching and learning Mathematics. This proposed laboratory offers opportunities, either to accomplish a specific research in the interest of a group of students or teachers, or, attempting to involve the entire community and /or the University, in its teaching research and extension functions. The objective of the above mentioned proposition is, improvement of the Mathematics teaching-learning process in the three levels, as Well as promoting and attending to the integration of the general and specific formation areas in the "Curso de Licenciatura em Matematica" (Mathematics Licentiate Course) of the Federal University of Parana. Whith this laboratory we catch a glimpse of the possibility of integration of this course with the Education Section of the Federal University of Parana, as ameans of promoting a real adequacy between theory and practice turned to the necessities of the community. In short, this proposition is intended to develop in the student- teachers the capacity to "learn how to learn", so they can seek their own perfecting, not only in a course for teachers but, through a Permanent Education. I hope this work arouses interest in the problem of this research and, at the same time, motivates other studies aiming at other achievements in their area of knowledge.pt_BR
dc.format.extent138 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.titleLaboratório de ensino e aprendizagem em Matemática : as razões de sua necessidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record