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dc.contributor.authorTurin, Jussarapt_BR
dc.contributor.otherAires, Joanez Aparecida, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T17:04:12Z
dc.date.available2021-05-06T17:04:12Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34842
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Joanez Aparecida Airespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 27/02/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Tendo em vista a importância do Livro Didático na educação brasileira e os altos investimentos do Governo Federal na operacionalização do Programa Nacional do Livro Didático, esta pesquisa tem por objeto de estudo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e neste o Livro Didático de Química. Buscou-se investigar fatores que influenciaram o professor de Química na escolha do Livro Didático aprovado no PNLD/2012. A pesquisa faz parte do Programa Observatório da Educação - Edital 01/2008 - SECAD/INEP/CAPES, Projeto 3284, intitulado "Inovações Educacionais e Políticas Públicas para Melhoria da Educação no Brasil" a qual tem como objetivo analisar os impactos das políticas educacionais nas redes escolares. O interesse desta pesquisa foi de investigar a efetividade da Política Pública do Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2012, cuja proposta é a de que o professor da Educação Básica escolha livros, a partir de uma seleção de obras didáticas que passam por uma avaliação criteriosa, proposta pelo MEC/SEB realizada por especialistas, e a partir de então, são selecionados os livros para a escolha. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados desta pesquisa foram produzidos a partir de documentos acerca do Livro Didático, aplicação de questionário para cento e trinta e dois professores e entrevista com dez professores, todos docentes da disciplina escolar Química da Educação Básica da rede estadual do Paraná. Para a análise das entrevistas, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Obtivemos como resultados dos fatores de influência no processo de escolha, a pouca utilização do Guia PNLD, as interferências das editoras, a aspectos relacionados à formação do professor. Nesse sentido, percebe-se que o PNLD necessita de reorganização quanto a sua operacionalização, principalmente no que diz respeito a comunicação entre o MEC/SEB e a escola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Grapevine is a very important fruiting species, but most scion and rootstock varieties are susceptible to pests and diseases. Using resistant cultivars is the most efficient way of controlling them. Vitis rotundifolia cultivars and their hybrids have been tolerant to several important diseases and soil pests in viticulture. Crosses between V. labrusca and V. rotundifolia were carried out aiming to develop new rootstocks. After hybrid matrices are obtained, it is necessary to perform rootstocks mass propagation. Micropropagation is the most appropriate method as it is possible to get good plant quality material at a short period of time. Hence, the aim of this study was to develop a micropropagation protocol for fast seedling production of new grapevine hybrid rootstocks. Nodal segments from mother plants of the following crosses were used in the experiments: Isabel x Carlos (IC125), Isabel x Bountiful (IB481), Isabel x Magnólia (IM628) Isabel x Regale (IR423), Bordô x Carlos (BC161), and Bordô x Magnólia (BM573) in the evaluation of different growing media (QL, MS/2, and C2D). MS/2 was appropriate for shoot development of both hybrids. For shoot multiplication BAP cytokinin (6-benzylaminopurine) was tested at different concentrations (0.0; 1.0; 2.5 and 5.0 uM). At 5.0 uM there was a greater number of shoots per explant without affecting shoot development. During in vitro rooting, NAA auxin (naphthalene acetic acid) was added to the growth medium at different concentrations (0.0; 0.2; 0.4 and 0.8 uM). There was 100% rooting at all treatments, which shows that there is no need to use auxin in the growth medium to promote root formation. The addition of NAA to the growth medium hindered shoot formation in the explants and subsequent acclimatization. After acclimatization, explants belonging to the control showed higher survival rate. For ex vitro rooting, standardized micropiles with two leaves were used, which were treated with IBA auxin (indolebutyric acid) at different concentrations (0; 500; 1000, and 1500 mg L-1). As for in vitro rooting, there was 100% rooting of micropiles for all treatments showing that the use of exogenous auxins is not required regardless of rooting method. It is possible to conclude that micropropagation of hybrid rootstocks is suitable for the use of MS/2 medium supplemented with 5 uM of BAP. Ex vitro rooting without auxin with simultaneous acclimatization can be used for hybrids IM628, BC161, and BM573. For IC125 and IB481, in vitro rooting was more efficient. More research is needed for ex vitro rooting.pt_BR
dc.format.extent178f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectQuimica - Livros didaticospt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleLivro didático de química - PNLD/2012 : fatores que influenciaram a escolha dos livros pelos professores da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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