Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCortés Paredes, Ramón Sigifredo, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.creatorSilva, Robson Lazzarotto ept_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T14:19:18Z
dc.date.available2024-03-04T14:19:18Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34766
dc.descriptionOrientador: Ramón Sigifredo Cortes Paredespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho com conhecimento organizacional com enfoque na gestão do conhecimento operacional, iniciou-se basicamente da necessidade das empresas de assegurar sua competitividade atual e futura. Muitos fatores competitivos tem sido identificados e relacionados ao comportamento dos mercados, tipos de produtos, volumes de produção, inovações e outros. Vem se intensificando a pressão para reduzir o tempo de ciclo de desenvolvimento e os custos, melhorar a qualidade e a performance dos produtos. No processo de treinamento da mão de obra operacional muito tem–se falado pois é um fator de suma importância para as empresas que desejam se manter no mercado de maneira extremamente competitiva. O treinamento da mão de obra operacional é uma etapa determinante para estes fatores competitivos. Este trabalho abrangeu o preenchimento de uma lacuna identificada principalmente nas empresas que flutuam seus volumes de produção de acordo com o mercado, necessitando de respostas rápidas as variações do mercado e de demanda. Trata-se da inexistência de um modelo de treinamento com foco no posto de trabalho, visando a diminuição dos custos e dos prazos nos processos de capacitação da mão de obra da industria de manufatura seriada, com base no fator competitivo: gestão do conhecimento operacional. Com o modelo de treinamento desenvolvido, amplia-se o universo de busca por princípios de solução, propiciando às equipes responsáveis pelos treinamentos um efetivo acesso aos conhecimentos explícitos disponíveis dentro e fora das organizações. Melhora-se consideravelmente os resultados obtidos na fase de adaptação ao posto de trabalho, mais especificamente na etapa de treinamento especifico, onde o operador esta alocado, durante seu processo de treinamento. Esta abordagem foi implantada em um setor de uma empresa fabricante de automóveis, e teve sua validação efetuada através do seu uso para o treinamento de todos os funcionários pertencentes a este setor. Os resultados da aplicação do modelo, evidenciaram sua utilidade, tendo em vista, principalmente, a racionalização e a redução de custos obtidas no estudo de caso apresentado. Logo, a principal conclusão é a de que o modelo proposto efetivamente se constitui numa ferramenta muito útil para o processo de criação de treinamento de processos operacionais industriais, pois possibilita a otimização da etapa de treinamento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The work with organizacional knowledge with approach in the management of the operational knowledge, was basically initiated of the necessity of the companies to assure its current and future competitiveness. Many competitive factors have been identified and related to the behavior of the markets, types of products, volumes of production, innovations and others. It comes if intensifying the pressure to reduce the time of development cycle and the costs, to improve the quality and the performance of the products. In the process of training of the hand of operational workmanship very it has been said therefore is a factor of utmost importance for the companies whom they desire if to keep in the market in extremely competitive way. The training of the hand of operational workmanship is a determinative stage for these competitive factors. This work enclosed the fulfilling of a gap identified mainly in the companies who float its volumes of production in accordance with the market, needing fast answers the variations of the market and demand. The reduction of the costs and the stated periods in the processes of qualification of the hand of workmanship of the factory of serie manufacture is about the inexistence of a model of training with focus in the work rank, aiming at, on the basis of the competitive factor: management of the operational knowledge. With the model of developed training, the universe of search for principles of solution is extended, propitiating to the responsible teams for the training an effective access to the available explicit knowledge inside and is of the organizations. One improves the results gotten in the phase of adaptation to the work rank, more specifically in the stage of training I specify, where the placed operator this, during its process of training. This boarding was implanted in a sector of a company manufacturer of automobiles, and had its validation effected through its use for the training of all the pertaining employees to this sector. The results of the application of the model, had evidenced its utility, in view of, mainly, the rationalization and the reduction of costs gotten in the study of presented case. Soon, the main conclusion is of that the model considered effectively if constitutes in a very useful tool for the process of creation of training of industrial operational processes, therefore makes possible the otimizacion of the stage of training.pt_BR
dc.format.extentxii, 104f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProdutividade industrialpt_BR
dc.subjectTeoria da autoconscienciapt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleTreinamento operacional : uma aplicação na indústria automobilística baseado na criação do conhecimento organizacional, como fator competitivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples