• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel da literatura na formação de professores de espanhol : um estudo bakhtiano das vozes sociais que circulam entre estudantes de letras da UFPR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LIVIA FERNANDA MORALES.pdf (670.7Kb)
    Data
    2012
    Autor
    Morales, Lívia Fernanda
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Partindo do papel da literatura na formação de professores como a problemática dessa pesquisa, discorreremos sobre a formação de professores de língua espanhola da Universidade Federal do Paraná, entendendo a formação inicial no seu sentido continuo e subjetivo. A literatura como uma experiência do sujeito que lê com as vozes das culturas estrangeiras, tem espaço ambíguo no ensino de espanhol hoje, já que, pelas concepções normativas/formalistas de língua presentes na formação acadêmica, a literatura parece ser o lugar de manutenção de um tipo especifico de concepções estabilizadas de cultura. Partindo das noções bakhtianianas de sujeito, língua e gêneros do discurso, construímos nosso objeto de pesquisa tentando intercalar o que se tem dito no espaço acadêmico, a visão dos professores em formação e os discursos mais amplos sobre o espanhol. Para tal, realizamos entrevistas coletivas com os estudantes do curso de Letras nas quais perguntamos suas opiniões e visões sobre sua própria formação. Na ultima parte, relacionamos o dito pelos alunos com diferentes vozes sociais que surgem em documentos oficiais dos governos Espanhol e Brasileiro, assim como em manifestações publicas de associações de professores de espanhol. Tais ditos e entre essas vozes se inter-relacionam conformando um tecido de dizeres. Esse emaranhado de vozes se intensifica a partir da aprovação da lei 11.161/2005, bem como as referidas vozes sociais, desenham um novo espaço discursivo para o espanhol. Tal tecido tende a convergir com as concepções da formação docente que percebemos nas entrevistas.
     
    Abstract: Starting from the role of literature in teacher training as the problematic of this research, we will discourse about teacher training of Spanish language of the Federal University of Parana, understanding the initial formation in its continuous and subjective direction. Literature as an experience of the subject who reads with the voices of the foreign cultures, today it has ambiguous space in the Spanish teaching, since, for the normative/formalistic conceptions of language in the academic formation, literature seems to be the place of maintenance of a specific type of stabilized conceptions of culture. Starting from the Bakhtin's slight of subject, language and speech genre, we constructed our object of research trying to interpose what it has been said in the academic space, the vision of the professors in formation and the more plantiful speeches about the Spanish language. For such, we did press conferences with the students of the course of Letras in which we asked their opinions about their own formation. Finally, we connected the results of the interviews with different social voices wich appear in official documents of the Governments of Spain and Brazil, as well as in public manifestations of Associations of Spanish teachers. What was said above and between these voices interrelate conforming a Speech network. This Speech network strengthens from the approval of law 11,161/2005, as well the related social voices, draw a new discoursive space for the Spanish language. Such network tends to converge to the conceptions of the teaching training that we apprehended in the interviews.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/34693
    Collections
    • Teses & Dissertações [10497]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV