Etnoarqueologia MBYA Guarani no Tekoa Pindoty (Ilha da Cotinga), litoral do Estado do Paraná
Resumo
Resumo: Esta dissertação tem como finalidade apresentar as discussões e os resultados de uma análise etnoarqueológica realizada junto aos Mbya Guarani do Tekoa Pindoty ou Terra Indígena Ilha da Cotinga, no litoral do Estado do Paraná. Objetivou-se compreender qual a relação estabelecida entre os indígenas e este local, sob o ponto de uma pesquisa que integrasse estudos arqueológicos e etnológicos buscando novos referenciais para a reflexão sobre a cultura material remanescente nessas áreas. Segundo os nativos, este território é reconhecido como terra tradicional indígena devido, entre outros, à presença de vestígios de seus ancestrais o que inclui objetos e áreas de valor histórico-arqueológico atuais, mas também um conjunto de elementos e disposições que marcam as relações entre este lugar e o modo de ser guarani. O estudo partiu de pesquisas bibliográficas e levantamentos de campo, estes últimos realizados com a colaboração dos Mbya Guarani. Os levantamentos bibliográficos (arqueológicos e etnohistóricos) apontaram para uma ocupação regional por povos de tradições indígenas ceramistas, normalmente associadas aos ancestrais dos guaranis e tupis. Quanto às pesquisas de campo, constatou-se que as ilhas possuem sítios e vestígios arqueológicos (ex. sambaquis, cerâmicas manufaturadas e louças históricas, ruínas de alvenaria de pedra, etc), muitos dos quais dispostos nas áreas das atuais moradias dos Mbya, nos locais de abandono temporário e nas vias de circulação. Compreender a relação entre os Mbya Guarani e este local, só foi possível a partir de uma proposta colaborativa que contemplou as categorias nativas de território, as quais englobam aspectos físicos, econômicos e simbólicos. A noção de território nativase dá na relação dos seguintes conceitos: teko + nhandereko = tekoa, que seria a cultura + território = vida Mbya Guarani. Assim, foi possível perceber que quando os Mbya falam sobre a presença de vestígios de seus ancestrais, nem sempre eles estão falando da cultura material, pois muitas vezes, a relação deles com determinados lugares se dá em outra percepção da realidade, onde são consideradas as questões cosmológicas referentes à cultura tradicional indígena. Por sua vez, a inserção dos objetos, moradias e processos modificadores da paisagem relacionados à ocupação Mbya, permitiu visualizar os processos formativos de sítios arqueológicos como palimpsestos acumulativos e de significados. Neste sentido, as reocupações são processos comuns, pois mesmo em um ambiente bem delimitado pelo caráter da insularidade, existem muitos acessos "restritos", que não são ditados pela mera relação entre territórios ocupados e recursos naturais. Sob o ponto de vista arqueológico, as áreas constantemente antropizadas e resignificadas em função de determinados remanescentes "herdados" parecem constituir papel importante no processo de ocupação Mbya do Tekoa Pindoty. Abstract: This dissertation has the purpose to present the discussions and the results of an from an ethnoarchaeology analysis conducted with the Mbya Guarani Tekoa Pindoty or Indigenous Cotinga Island, of the coast of Paraná. This study aimed to understand the relationship established between the Indians and this local, from the point of research that integrates archaeological and ethnological studies seeking new reference for reflection on the material culture remaining in these areas. According to the natives, this territory is recognized as traditional indigenous land due to the presence of traces of their ancestors. Which includes objects and current areas of historical and archaeological values, but also a set of elements and arrangements that mark the relations between this place and the guarani way of being. The present study was based on literature surveys and field survey, the latter performed with the collaboration of Mbya Guarani. The literature surveys (archaeological and ethno historysurvey) indicated a regional occupation by people from pottery traditions usually associated with predecessors of the guarani and tupi. Regarding the field research, it was found that the islands have sites and archaeological remains (egmiddens, pottery and ceramics historical ruins of stone masonry, etc.), many of which are arranged in the areas of current dwellings of Mbya, in local of temporary abandonment and in circulation routes. Understanding the relationship between Mbya Guarani and this local was only possible from a collaborative proposal that included the categories of native territories, which include physical, economic and symbolic. The notion of territory native occurs in respect of the following concepts: teko + nhandereko = Tekoa, which would be the culture + territory = Mbya Guarani life. Thus, it was possible that when Mbya talk about the presence of traces of their ancestors, they are not always talking about material culture, for often their relationship with certain places occurs in another perception of reality, which are considered cosmological questions pertaining to traditional indigenous culture. In turn, the insertion of objects, houses and landscape modifiers processes related to occupation Mbya allowed visualize the formation processes of archaeological palimpsests as cumulative and meanings. In this sense, the reoccupations processes are common, because even in a well delimited by the character of insularity, there are many access "restricted", which are not dictated by mere relationship between the occupied territories and natural resources. From the archaeological point of view, constantly disturbed areas and resignified in terms of certain remaining "legacy" seem to constitute important role in the process of occupation Mbya of Tekoa Pindoty.
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- Teses & Dissertações [10395]