dc.contributor.advisor | Shima, Walter Tadahiro, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.author | Karam, Rejane | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Cincias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-12-20T15:30:57Z | |
dc.date.available | 2013-12-20T15:30:57Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/34234 | |
dc.description.abstract | Resumo: O processo de concessão de rodovias à iniciativa privada no Paraná é cercado por uma série de conflitos que acabaram por denunciar a sua fragilidade diante da falta de uma estrutura regulatória independente, o que conduz a analisá-lo com base no arcabouço teórico postulado pelas teorias econômicas da Regulação e da Captura. Define-se o contexto institucional e financeiro em que se estrutura o setor rodoviário brasileiro, e sua inserção entre os objetivos de políticas macroeconômicas determinados no "Consenso de Washington". Essa contextualização é importante para o reconhecimento do perfil neoliberalizante que conduziu o setor rodoviário às concessões, associado ao desmonte da máquina pública. O Programa de Concessão de Rodovias do Paraná é descrito desde seu planejamento até a atual gestão, assim como o contrato de concessão, a partir do qual é possível diagnosticar diversos aspectos antitéticos e controversos do ponto de vista do interesse público, o que condena o processo a permanecer refém dos confrontos entre o Estado e as concessionárias, tornando o usuário o maior prejudicado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Rodovias - Regulamentação | pt_BR |
dc.subject | Pedagio | pt_BR |
dc.subject | Pedagio - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Parana - Rodovias | pt_BR |
dc.title | A concessao de rodovias paranaenses sob a ótica da regulaçao | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |